Faleceu o historiador viçosense José Mário Silva Rangel
Zé Mário, como era carinhosamente chamado, trabalhou por muitos anos no Jornal Folha da Mata
O historiador e jornalista Viçosense José Mário da Silva Rangel (o Zé Mário), 49 anos, faleceu na madrugada de hoje, quarta-feira (28), vítima de mal súbito. Seu corpo está sendo velado na Capela do Cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado às 17h.
Nascido em Viçosa em 16 de fevereiro de 1975, Zé Mário era bastante conhecido pelo seu engajamento em causas culturais, defensor que era de tudo relacionado a identidade de seu município. Seu empenho nesta área foi reconhecido na administração de Ângelo Chequer, onde chefiou o Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico do Município. Incansável e com o mesmo espírito, foi fundador e primeiro presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa, onde ocupou a cadeira que tem como patrono o ex-senador Arthur da Silva Bernardes Filho. A galeria dos ex-prefeitos do Salão Nobre do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer (Prefeitura), também é resultado do seu trabalho.
Enquanto jornalista, trabalhou por muitos anos no Jornal Folha da Mata, atuando nas editorias política, social, cultural, esportiva e gerais. Atuou também em outras mídias, principalmente em rádios do Município. Em todos os locais por onde passou, conquistou o respeito de seus pares e deixou uma legião de amigos.
Foi um incansável pesquisador. Não media esforços nem distância para buscar fontes que somassem informações a seu trabalho. Pesquisa que resultou na construção de um blog (www.opassadocompassadodevicosa.blogspot.com). Um legado de 480 páginas entre textos e fotos, retratando pessoas e fatos que marcaram a história de Viçosa. Uma Memória da cidade que vem abrindo perspectivas de pesquisas, desde 2007, para monografias e trabalhos escolares e acadêmicos de todos os níveis, sobretudo na área de Ciências Humanas.
Em novembro de 2022, foi um dos neoacadêmicos a ocupar uma vaga na ALV (Academia de Letras de Viçosa), escolhendo como patrono, o também escritor Viçosense, Edgard de Vasconcellos Barros. Por questões pessoais, protelou a posse naquela data e tinha intenção de assumir sua cadeira no próximo mês de março. Partiu antes.
Zé Mário deixa a mãe Geni Maria da Silva e os irmãos Ana Carolina e João Paulo. A missa de Sétimo Dia em intenção de sua alma será celebrada na próxima terça-feira (5), às 19h, no Santuário de Santa Rita de Cássia.
Comentários (0)
Comentários do Facebook