Fábrica de pré-moldados do presídio
O Prefeitode Viçosa Ângelo Chequer (PSDB) visitou nesta terça-feira, 24, a área onde está sendo construído o galpão que abrigará a fábrica de pré-moldados do presídio. A instalação da fabriqueta é fruto do Projeto Construindo a Liberdade, uma parceria entre a Prefeitura, através das Secretarias de Obras e Assistência Social e a Secretaria de Estado de Defesa Social, que viabilizou, através de convênio, a inserção dos detentos no projeto.
Segundo Neir Gomes, encarregado da Secretaria de Obras pela construção do galpão, o projeto caminha a passos largos: "A parte mais difícil já foi realizada, que é a fixação das vigas de madeira, cujo trabalho já pudemos contar com o auxílio dos detentos". Já o Secretário de Obras, Luciano Baião, informou que o galpão deve ser entregue na totalidade em no máximo 60 dias
Vale ressaltar que a Prefeitura já adquiriu as máquinas e formas da fábrica e todas as peças para a montagem do galpão. O galpão está sendo montado atrás do presídio e terá 4 metros de altura e 150m² de área interna.
O Projeto Construindo a Liberdade propõe o aproveitamento da mão de obra dos detentos do presídio na fabricação de manilhas, bloquetes, meio-fio e outras peças. Em troca, eles receberão uma bolsa trabalho e a diminuição de 1 dia na pena a cada 3 dias trabalhados. Os detentos selecionados também trabalharão em obras públicas de manutenção nas ruas da cidade, integrando as 10 equipes regionais de manutenção que estão sendo criadas pela Secretaria de Obras.
O prefeito Ângelo Chequer destaca que o principal objetivo do projeto “é proporcionar aos presidiários o aprendizado de um ofício, a oportunidade da convivência em sociedade e a reinserção no mercado de trabalho, além de melhorar significativamente a resposta às solicitações da população no que diz respeito às obras de infraestrutura urbana”.
Na foto, o secretário de Cultura, Geraldo Luís Andrade (que acompanhou o prefeito na visita); o encarregado da obra, Neir Gomes; o prefeito Ângelo Chequer; o secretário de Obras, Luciano Baião e o diretor do Presídio de Viçosa, Divimar de Jesus Dias
Comentários (0)
Comentários do Facebook