Cai investimento de Educação na América Latina em 2024
Os investimentos na área educacional de forma nacional e internacional estão diminuindo em 2024. Segundo relatório do Monitoramento Global da Educação (GEM), divulgado nesta quinta (31), os gastos com educação, em âmbito mundial, caíram em média de 0,4 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB).
Com isso, 59 de 171 países não cumpriram as metas de gastar pelo menos 4% do PIB e pelo menos 15% das despesas públicas com educação. Nos últimos anos, a região da América Latina e Caribe, onde está localizado o Brasil, passou de uma média de investimento de 4,6% do PIB em educação em 2010 para 4,2% em 2022. A queda na América do Norte foi ainda maior, passou de 4,8% do PIB investidos em educação em 2010 para 3,8%.
O relatório mostra ainda que os gastos com educação por criança permanecem praticamente os mesmos desde 2010 e que a participação da ajuda internacional destinada à educação caiu de 9,3% em 2010 para 7,6% em 2022.
Entre os motivos, estão o desvio de recursos para outras pautas, como para prevenção e melhora das mudanças climáticas. Mesmo assim, segundo o documento, quase 1 em cada 4 escolas primárias não tem acesso básico a água potável, saneamento e higiene.
Algo também destacado é o uso das tecnologias, que pode ajudar os estudantes que pouco têm acesso à educação devido à distância, mas que, ainda, traz novas questões a serem analisadas.
Fonte: Agência Brasil.
Comentários (0)
Comentários do Facebook