CTI-1 do HSJB é esvaziado e não admite novos pacientes
O CT1-2 do mesmo hospital já havia sido fechado há algumas semanas e, agora, a microrregião passa a contar com apenas 6 leitos de UTI no HSS
Um vídeo que circula nas redes sociais na noite desta terça-feira, 19, mostra os leitos de terapia intensiva do CTI-1 do Hospital São João Batista (HSJB) vazios. O último paciente internado teve alta hoje e, conforme anunciado pelos médicos que pediram demissão, não será possível admitir novos pacientes.
Na edição do dia 14 de setembro, o Folha da Mata noticiou que a equipe médica do CTI-1 decidiu pelo encerramento de seus contratos com a instituição, incluindo a coordenação e todos os plantonistas.
O motivo principal é o atraso nos pagamentos. Os plantonistas estão há sete meses sem receber salários e o coordenador do CTI-1 está há 10 meses sem receber.
Um ofício assinado pela coordenação do CTI-1 e enviado à Associação Médica Viçosense, datado do dia 31 de agosto, marca o momento da demissão coletiva e salienta que os médicos continuariam trabalhando normalmente nos 15 dias subsequentes à assinatura do ofício, inclusive admitindo novos pacientes, caso necessário. Esse prazo venceu na última sexta-feira, 15.
A reportagem conversou agora a noite com o presidente da Associação Médica Viçosense, Alessandro Lisboa, que confirmou o esvaziamento do CTI-1 e a impossibilidade de recebimento de novos pacientes devido à ausência de equipe médica. Ele ressaltou que o fato não é surpresa para ninguém e que todos os órgãos e instâncias de saúde municipais, regionais e estaduais foram avisados com antecedência.
Comentários (0)
Comentários do Facebook