Criado o Departamento de Cultura da Prefeitura de Viçosa
Por iniciativa do prefeito Ângelo Chequer, foi criado, esta semana, Departamento Municipal de Cultura de Viçosa, que decorre, segundo a administração, da Lei 2609/2016 aprovada pela Câmara no final de dezembro último e que alterou a estrutura administrativa da PMV. Desmembrado do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH), o chefe desse Departamento, o repórter, historiógrafo e blogueiro José Mário da Silva Rangel, ex-titular da cadeira de História e ex-presidente do Conselho de Cultura e Patrimônio, foi nomeado pelo prefeito Ângelo Chequer como chefe do Departamento de Cultura.
Cíntia Fontes Ferraz, que também foi chefe do DCPH por duas ocasiões, assume novo Departamento de Patrimônio Histórico e será, pela terceira vez, presidente do Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa (CMCPCAV). Ambos os departamentos municipais têm ligação de origem e já funcionam, desde o último dia 2, numa mesma sala da Secretaria.
José Mário lembra que o Departamento Municipal de Cultura é embrião da atual Secretaria de Cultura, e existe há 30 anos, criado pela Lei nº 543-1987, sancionada pelo então prefeito Prof. José Américo Garcia. Conta ainda que estruturado com regimento próprio por sucessivos decretos, também do Departamento de Cultura foi que surgiu o Departamento de Proteção, Arquivo e Memória, denominando-se, como Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH), até 2016.
Comentários (0)
Comentários do Facebook