Construção de canil em Viçosa não sai do papel

Construção de canil em Viçosa não sai do papel

O crescente número de animais soltos nas ruas de Viçosa assusta os moradores e faz voltar aos noticiários a necessidade de medidas concretas serem tomadas para solucionar o problema.
Estima-se que mais de 1.000 cães vivem soltos pelas ruas da cidade e essa quantidade está crescendo em uma média de 15% ao ano, isso porque esses animais se reproduzem vertiginosamente, somados aos casos de abandono e fuga.
Vários estudos mostraram a eficácia da castração dos machos, diminuindo a agressividade territorial e a possibilidade de acasalamentos, normais nesse tipo de situação. A esterilização das fêmeas também é apresentada como alternativa.
Há anos a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) realiza trabalho voluntário de atenção aos animais de rua. Recentemente ela foi reconhecida como entidade de utilidade pública estadual e recebe, anualmente, uma subvenção da Prefeitura.
Mas, apesar disso seu campo de atuação em relação ao recolhimento desses animais é restrito e prejudicado pelo fato de não se ter para onde encaminhá-los.
Após o fechamento do Canil Municipal, que funcionava em parceria com o Departamento de Medicina Veterinária da UFV, a Sovipa passou a contar somente com o trabalho e auxílio financeiro de voluntários, que ajudam no resgate de animais doentes, arcam com custos hospitalares, oferecem abrigo e doam ração e remédios.
A inexistência de uma sede própria é a principal dificuldade da entidade, que muitas vezes deixa de atender pedidos de resgate de animais devido à falta de abrigo imediato. Esse problema esteve perto de ser resolvido depois que foi sancionada uma Lei Municipal autorizando a concessão de um terreno à Sovipa. A área, avaliada em R$ 250.000,00, com 9.500 m², está situada às margens da rodovia que liga Viçosa a Porto Firme, na Colônia Vaz de Melo.
Mas, da doação do terreno até a construção de uma sede própria vai uma distância muito grande. É um projeto a longo prazo, de alto custo e difícil de ser colocado em prática, ou seja, um sonho que dificilmente será realizado.


Petição Pública
Circula no site: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR97394 uma petição pública que já recebeu 408 assinaturas de pessoas que, juntamente, com a Sovipa, pedem ao prefeito Ângelo Chequer a adoção de políticas públicas municipais para resolver o problema dos animais abandonados na cidade.
De acordo com o documento, há mais de um ano Viçosa está sem canil e sem qualquer tipo de abrigo para os animais de rua. A Sovipa, que tenta ajudar na solução do problema, está sobrecaregada, uma vez que também não possui canil nem qualquer espaço físico, não possui funcionários, pois todos seus integrantes são voluntários e a subvenção mensal que recebe da Prefeitura é insuficiente para atender a demanda crescente de animais abandonados, atropelados e vítimas de maus tratos em Viçosa.
Os atendimentos são feitos com muito sacrifício por poucos voluntários simpatizantes da causa.
A Sovipa alerta para o aumento alarmante do número de cães nas ruas, um problema de saúde pública, já que muitas doenças podem ser transmitidas por esses animais às pessoas.
Os idealizadores da petição pedem o apoio da comunidade no sentido de assinarem o documento que está disponível na internet.