Chuva desta quarta-feira em Ubá, causa a pior enchente já registrada na cidade

Chuva deixou estragos em várias partes da cidade.

Chuva desta quarta-feira em Ubá, causa a pior enchente já registrada na cidade

Na noite dessa quarta-feira, 4, o município de Ubá foi atingido por chuvas intensas que ocasionaram, segundo a administração municipal, a maior enchente registrada na história daquela cidade. “Essa constatação foi possível a partir da observação da altura alcançada pela água, e da sua passagem sobre algumas pontes, como a da Bandeira”, informou a Prefeitura de Ubá em nota. Com as chuvas de ontem, o nível do Rio Ubá, que corta a cidade, subiu rapidamente, transbordou e inundou muitas ruas no centro do município. Vários estabelecimentos comerciais e casas foram invadidos pela água, deixando algumas pessoas ilhadas.

loja

Essa loja de móveis teve muitas mercadorias destruídas. (Foto: WhatsApp/Reprodução)


 

A Defesa Civil está nas ruas da cidade e ainda não divulgou um balanço sobre número de vítimas e pessoas desabrigadas. Um comitê de crise foi instalado na sede do corpo de bombeiros da cidade. Durante toda a quinta-feira, 5, as aulas nas escolas municipais da Zona Rural e o atendimento na Policlínica Regional foram suspensos. Também não haverá funcionamento da Feira Livre no próximo domingo, 8.

Estragos

Durante a chuva, que o prefeito Edson Teixeira Filho (PHS) em vídeo divulgado na internet classificou como inevitável, muitos lugares foram alagados e outros destruídos pela ação das águas. De acordo com o prefeito, o alerta de chuvas fortes só foi emitido às 19h41. Pontes foram interditadas, uma dessas, no bairro Fazendinha, que havia sido reconstruída no mês passado após as várias tempestades que caíram na Zona da Mata em janeiro desse ano.

 ponte

Ponte que caiu havia sido reformada há um mês. (Foto: WhatsApp/Reprodução)


Um prédio que já estava interditado no bairro Inês Groppo desabou na manhã desta quinta-feira, 5. Equipes de limpeza da Prefeitura trabalham em toda a cidade para reestabelecer o tráfego. Funcionários da Prefeitura estão percorrendo os locais afetados em atendimento às famílias e kits com materiais de limpeza e cestas básicas estão sendo distribuídos nos locais onde são encontradas pessoas com necessidades.

predio

Prédio na Rua Inês Groppo, interditado. O imóvel desabou na manhã desta quinta-feira, 5. (Foto: WhatsApp/Reprodução)


 

Segundo a Copasa, a Estação de Tratamento de Água de Miragaia, responsável pelo abastecimento de cerca de 40% do município de Ubá, está fora de operação em razão dos estragos que a chuva causou. Equipes já monitoram o nível da água para iniciar o serviço de manutenção e restabelecimento do tratamento e distribuição.

A prefeitura lembra que é de suma importância que, neste momento, a população siga as seguintes orientações:

- Em caso de solicitações e emergências, as autoridades devem ser acionadas pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros);

- Durante períodos de fortes chuvas, evitem o tráfego sobre as pontes e locais alagados.