Professor da UFV é um dos autores de livro sobre cafeicultura e mudanças climáticas

Obra foi publicada pela Elsevier e reúne especialistas de vários continentes em 18 capítulos sobre produção sustentável do café

Professor da UFV é um dos autores de livro sobre cafeicultura e mudanças climáticas
Divulgação/UFV

O professor Fábio Murilo DaMatta, do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) da UFV, publicou, na última segunda-feira (14), um livro que tem como tema a produção e a sustentabilidade da cafeicultura em cenário de mudanças climáticas globais. A obra, intitulada de “Advances in Botanical Research - Coffee - A Glimpse into the Future”, foi produzida juntamente com o professor português José Ramalho, da Universidade de Lisboa, a convite da Editora Elsevier.

O professor Fábio é especialista nas áreas de Fisiologia do cafeeiro e respostas do cafeeiro às mudanças climáticas, com mais de 30 anos de experiência em pesquisas relacionadas a esses temas. Já José Ramalho é seu parceiro em pesquisas há cerca de 20 anos, atuando na mesma área.

De acordo com o professor da UFV, a ideia da obra não partiu deles, mas do convite da Elsevier, que é considerada a maior editora científica do mundo na atualidade. O livro abrange um grande número de temas, como biodiversidade, ecofisiologia, mecanismos de tolerância, melhoramento e ferramentas moleculares, gestão da cultura, produção e qualidade, desafios para a indústria, dentre outros. De acordo com Fábio DaMatta, “a obra procura dar subsídios científicos ao leitor sobre a produção e a sustentabilidade da cafeicultura num cenário de mudanças climáticas globais”. A publicação destina-se a pesquisadores, professores, pós-graduandos, agrônomos e todos aqueles que se interessam pela cafeicultura.

Além dos professores da UFV e de Portugal, participam da publicação “16 autores muito conhecidos internacionalmente no universo da cafeicultura, que são expoentes no mundo em suas respectivas áreas de pesquisa", conta o professor Fábio. O resultado foi 18 capítulos escritos com o envolvimento de mais 56 coautores da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e Austrália.