Buieié recebe o Mestre Negoativo
No último dia 19, sábado, aconteceu a oficina Musicalização através da Cultura Bantu, ministrada pelo Mestre Negoativo, de Belo Horizonte. A atividade teve como objetivo resgatar e reafirmar as origens quilombola do Tambores do Buieié, além da troca de informação musical com todos os participantes.
Segundo Thomas Medeiros, chefe do Centro Experimental de Arte, o evento faz parte das ações de resgate do Tambores do Buieié, que agora compõe a grade do Centro Experimental, com o professor sendo da própria comunidade e recebendo para ministrar as aulas. “E para iniciar este processo, ninguém melhor que o Mestre Negoativo, que tem uma militância sócio-cultural nos cantos, toques e cultura afro-mineira quilombola” reforça Thomas.
A ação foi restrita aos moradores do Buieié. Durante as 4 horas de atividades acontecerão oficinas, vivências e uma apresentação musical, que contará com a participação dos integrantes do grupo Perifonia e do cantor Arthur Vinih, de Ponte Nova.
O evento foi idealizado e produzido por Thomas Medeiros, e realizado pela da Sec. de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura Municipal de Viçosa.
Mestre Negoativo
Capoeirista com título de vice-campeão brasileiro de Capoeira, já rodou o mundo promovendo oficinas e cursos de percussão e palestra sobre a cultura afro-brasileira. Contribuiu para a fundação do Grupo Porto de Minas Capoeira, do Bloco Afro Porto de Minas, que realiza a prática da música de matriz africana em diálogo com a cidadania. Ele também é um dos fundadores do Grupo Berimbrown, gravou com Milton Nascimento, Jair Rodrigues, Elza Soares, Luis Melodia e Gilberto Gil, autor do livro “Capoeiragem no País das Gerais” publicado em 2011 e foi coordenador da área de música do Programa Valores de Minas/Governo do Estado de 2005 a 2014.
Comentários (0)
Comentários do Facebook