Banco de Leite Humano de Viçosa recebe doação de veículo

Automóvel foi doado pela UFV, para reforçar as ações desenvolvidas pela unidade

Banco de Leite Humano de Viçosa recebe doação de veículo

A Universidade Federal de Viçosa doou um veículo para o Banco de Leite Humano de Viçosa, como forma de contribuir com as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e de nutrição de crianças na UTI Neonatal do município.

A entrega aconteceu na quinta-feira, 25, no campus da universidade. O reitor, Demetrius David da Silva, afirmou que a doação reforça a parceria entre a universidade e o Hospital São Sebastião.

A vereadora Jamille Gomes (PT), participou da entrega e foi responsável por apresentar à UFV a demanda do banco de leite. O trabalho da equipe, principalmente na coleta das doações em domicílio era comprometido pela falta de um veículo.

O BANCO DE LEITE

A unidade viçosense do Banco de Leite Humano é uma das 14 existentes em Minas Gerais e está instalada no Hospital São Sebastião.

A estrutura atende à microrregião de Viçosa e, ao longo de 15 anos, já realizou mais de 20 mil atendimentos ao público. Cerca de 3 mil mulheres doaram pouco mais de 2.600 litros de leite humano. Nesse período, mais de 1.900 bebês em UTI neonatal receberam o leite humano pasteurizado, como forma de garantir uma alimentação adequada em uma etapa importante de crescimento.

A pediatra da UFV, Denise Cristina Rodrigues, salientou a importância econômica e, principalmente, social da doação do veículo. De acordo com ela, o Brasil tem a maior rede de banco de leite do mundo, no entanto, a média de aleitamento materno no país é de apenas 58 dias, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, seis meses. "Por isso, o trabalho do BHLV tem uma extensão muito grande.

O aleitamento materno reduz em 20% a mortalidade infantil e as crianças na UTI neonatal alimentadas com o leite humano tem seu tempo de internação diminuído em 10 dias, além de um melhor desenvolvimento neurológico”, afirmou.

1637880670