Artista Visual viçosense lança autobiografia

O artista Francisco Rosa lançou o livro “A Arte por um Fio” na UFV. A obra celebra 25 anos de carreira e sua trajetória no Aramismo

Artista Visual viçosense lança autobiografia

O artista visual e ativista cultural Francisco Rosa lançou, na última quinta-feira,11, às 19 horas, o livro “A Arte por um Fio”, no auditório do Agros, localizado no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A publicação é da Lobo-Guará Editora e marca um momento simbólico na carreira do autor, que completa 25 anos de atuação artística.

Escrita em primeira pessoa, a obra tem caráter confessional e reúne relatos de experiências, vivências e experimentações acumuladas ao longo da trajetória de Francisco Rosa, desde a infância no meio rural até os dias atuais. Criador do manifesto artístico “Aramismo”, o autor destaca que o processo de criação do livro foi livre e intuitivo.

Segundo Francisco Rosa, o principal objetivo do livro é compartilhar sua experiência como artista visual e, a partir de sua história, incentivar e contribuir com outros artistas em suas próprias trajetórias. “A arte, além de salvar vidas, é uma poderosa ferramenta de transformação social”, apontou Francisco Rosa ao Folha da Mata.

O autor também demonstra a expectativa de que o público vá além da leitura tradicional. “Espero que quem leia seja tocado de alguma forma e que, para além da leitura, possa vivenciar uma verdadeira experiência estética com o conteúdo”, completa.

O livro pode ser adquirido pelos canais da Lobo-Guará Editora: via direct no Instagram (@loboguaraeditora), WhatsApp (31) 99897 60030, e-mail (loboguaraeditora.vicosa@ gmail.com) ou diretamente com o autor, pelo perfil @franciscorosa.aramismo 

Francisco Rosa

Francisco Rosa é bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Docência para o Ensino Superior pela FMU. Pioneiro do Aramismo, uma linguagem artística que explora o uso do arame como meio expressivo e criativo, Francisco se destacou ao longo de sua carreira, tendo obras ex postas em importantes instituições culturais tanto no Brasil quanto no exterior. O artista já participou de exposições na Alemanha, além de ter trabalhos exibidos em outros países da Europa e nos Estados Unidos.

Com 25 anos de trajetória, Francisco Rosa destaca o significado do reconhecimento em sua cidade natal, Viçosa. A arte lhe proporcionou experiências únicas e levá-lo a lugares inesperados, como as exposições internacionais. Em julho deste ano, Francisco foi homenageado na Câmara de Viçosa.