Adevi contribui para o desenvolvimento sustentável de Viçosa e região

Da esquerda: Luciano Baião Vieira (diretor-presidente), Ivone Maria Pires de Barros (diretora administrativa e financeira), Maria Cristina Ramos Martins (gerente de projetos), Rita de Cássia Ramos Martins (coordenadora de polo presencial), Welbert Giulei da Cunha (agente educacional tecnológico), Jéssica Bhering Chagas (coordenador administrativa e Financeira), Murilo Pizato Marques (diretor-técnico)

Adevi contribui para o desenvolvimento sustentável de Viçosa e região

A Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (Adevi) é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Foi constituída em 2003 como organização sem fins lucrativos, para integrar municípios, instituições, empresas e a comunidade, com o objetivo de construir projetos voltados para o desenvolvimento da região, de forma integrada e sustentável, e por meio de ações conjuntas dos municípios e entidades públicas e privadas que atuam na região.
Conforme seu estatuto, a Adevi realiza ações nas seguintes áreas: ação voluntária dos indivíduos e entidades na participação e solução de temas em comum; estudos e pesquisas visando o desenvolvimento, produção e divulgação de tecnologias para o aperfeiçoamento das atividades produtivas, sociais, e de formação de recursos humanos; articulação e coordenação de realizações de fórum para o desenvolvimento regional e sustentável de Viçosa e região com vistas a elaboração de plano estratégico de desenvolvimento regional e local; apoio e assessoramento técnico na implantação e expansão de empresas, projetos, parcerias, convênios, entre outros programas.
Além disso, a entidade promove ações permanentes de desenvolvimento em Viçosa e região, destacando-se a interação com o Parque Tecnológico de Viçosa, por meio do projeto ReInova e Nudese, em parceria com o Centev/UFV e a PMV. Nesse sentido, conseguiu a aprovação de verba de R$ 309 mil para o Projeto “Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Viçosatec; a aprovação de R$ 399 mil para o Projeto “Da inclusão digital à social: desenvolvimento de metodologia com construção de conhecimento cientifico, tecnológico, cultural e artístico”, em parceria com a UFV, Funarbe e Sectes; além da articulação constante com os conselhos sociais do município: Cras, Creas e CMDCA, em parceria com a ONG Census.
Para o quadriênio 2014/2017, o programa da Adevi contém propostas de fortalecimento de seu Conselho Diretor visando uma gestão mais participativa nas ações de fortalecimento da geração de empregos, renda e qualidade de vida; na assessoria à Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores para elaboração de projetos de desenvolvimento da cidade; estímulo à formatação de fóruns e audiências públicas para apontamentos e discussões sobre problemas da cidade e região.
A Adevi está aberta às filiações de representantes de classes como associações, sindicatos, cooperativas, arranjo produtivo ou outra forma de organização que represente um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se enquadrem nos seus objetivos, bem como a parcerias com instituições privadas e públicas que contribuam financeiramente para implemento dos objetivos institucionais da entidade.
A organização é formada por conselhos administrativo, fiscal e diretoria executiva. A diretoria é formada por Luciano Baião Vieira (presidente), Murilo Pizato (diretor de projetos) e Ivone Maria Pires de Barros (diretora administrativa-financeira).
A Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região localiza-se na Rua Dr. Milton Bandeira, 311, sala 2, Centro, Viçosa -MG. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (31) 3892-6266; pelo e-mail: contato@adevi.org.br; e pelo site: www.adevi.org.br.