42º Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece na próxima semana

O ballet de repertório La Fille Mal Gardée será apresentado nos dias 16 e 17 de dezembro em Viçosa

42º Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece na próxima semana

Mais de 100 bailarinos com idade a partir de 3 anos vão participar do 42° Festival do Núcleo de Arte e Dança que acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, às 19h no Espaço Fernando Sabino, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Compõem o elenco alunas da Escola Núcleo de Arte e Dança, alunos dos projetos socioculturais Passos para um Futuro e Centro Experimental de Artes da Prefeitura, além do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, e dos bailarinos convidados Helenilson Ferreira, Pablo Braga e Pablo Garcia e ainda a atriz Mara Gonçalves.

O Festival do Núcleo de Arte e Dança levará ao palco o ballet clássico mais antigo de que se tem notícia. Será a terceira vez que a escola apresentará a obra realizada com sucesso em 2002 e 2013. O público vai se divertir com a comédia e se inspirar com o romance de La Fille Mal Gardée. Em uma remontagem de Sahyli Presmanes e Lidiane Jacinto e coreografias dos professores da equipe Núcleo.

“Precisamos trazer alegria para as pessoas através da dança, do ballet clássico. Esse é um espetáculo rústico e ao mesmo tempo muito poético. E é isso que nós estamos precisando”, afirmou Patrícia Lima, que divide a direção geral e artística do trabalho com Lidiane Jacinto.

O Festival está na fase final de preparação com os ensaios gerais. Lidiane afirma que o processo, iniciado em julho, foi valioso para todos os alunos e professores. E que a próxima semana será de ajustes finais. “Vamos começar o reconhecimento de palco no Fernando Sabino. Uma semana muito importante para passar o nervosismo dos bailarinos e ficar somente o brilho e a alegria que as pessoas vão ver no nosso espetáculo este ano, explicou a diretora.

Além dos artistas, para fazer do festival uma experiência inesquecível muitos profissionais se dedicam à criação e execução de figurinos, cenografia, adereços e mais. Atuando nos bastidores, eles ajudam a dar vida à história. Jarbas Nogueira faz a cenografia dos festivais do Núcleo há mais de 20 anos e conta que o trabalho é minucioso e satisfatório.

“São fabricados alguns cenários diferentes e a equipe contribui para as trocas com perfeição. Esse ano temos uma vila, o campo e a casa das personagens principais. Quando tudo se une no palco com as coreografias, músicas e artistas nós fazemos aquele espetáculo lindo”, concluiu o cenógrafo.

O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com realização do Ministério da Cultura, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com patrocínio de Metalsider, CORI - MG, Haskell, Amantino e Grupo CSC. Numa promoção da PEC - DAC - UFV, e apoio cultural do Anglo, Jornal Folha da Mata, Lespa Viçosa e Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV.