2º Festival de Cultura Popular destaca tradições culturais de Viçosa
Apresentações artísticas aconteceram no dia 20 de agosto, na Estação
No último domingo, 20, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa realizou o 2º Festival de Cultura Popular do município. Das 9h às 13h, na Estação Hervé Cordovil, o público pôde apreciar e assistir às mais diversas manifestações artístico-culturais que representam o patrimônio histórico imaterial da cidade.
As apresentações tiveram início com a arte centenária da Folia de Reis dos Nobres, que abriu o evento com grande energia. Além do clássico pedido de permissão para se apresentar, a performance do grupo também contou com a Dança do Palhaço.
As atividades do 2º Festival de Cultura Popular seguiram com uma roda de capoeira, também realizada na primeira edição do evento. Neste ano, a ação reuniu integrantes dos grupos viçosenses Tribo do Morro, Cordão de Ouro e Capoeira da Mata.
Outra atração que se apresentou pela segunda vez no festival foi o grupo Amigos da Viola, que levou o melhor da moda de viola para a Estação e emocionou o público com grandes clássicos do gênero, como Menino da Porteira e Chalana.
Depois, mesmo com o calor das 11h da manhã, o Congado de São José do Triunfo - Irmandade de Nossa Senhora do Rosário fez uma apresentação linda e cheia de devoção. Enchendo os olhos de todos os presentes no Corredor Cultural viçosense, dança e espiritualidade uniram gerações de participantes de 2 a 90 anos, na salvaguarda dessa manifestação popular de tradição.
Em seguida, muita MPB, chorinho e samba alegraram o final da manhã de domingo com shows do grupo Quem Sabe Samba e de Gilson do Banjo. Durante o festival, também estiveram presentes artistas do artesanato, expondo produtos de decoração, vestuário e utilidades.
O Festival de Cultura Popular, realizado na cidade pelo segundo ano consecutivo, é uma ação voltada para a celebração do Dia do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto. As atividades que compõem o evento visam valorizar e relembrar a importância das manifestações artísticas formadoras da identidade cultural de Viçosa e região.
Fonte: Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa
Comentários (0)
Comentários do Facebook