Saae faz lavagem e higienização de espaços públicos

A higienização e sanitização feitas pela equipe de varrição e limpeza pública do Saae, com utilização de um caminhão pipa, começou na Estação Cultural Hervé Cordovil

Saae faz lavagem e higienização de espaços públicos
Divulgação/PMV

Em um trabalho da equipe de varrição e limpeza pública do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa) foi feita, nesta terça-feir (11), a higienização e sanitização de áreas públicas na região central da cidade como a Estação Cultural Hervé Cordovil.

O local foi lavado com a ajuda de um caminhão pipa e recolhido todo material inservível que se encontrava nos arredores. Mesmo trabalho foi feito no coreto que fica atrás do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer e na área de alimentação (barracas de pasteis) da Feira Livre dos sábados. A ação teve como foco principal os pontos com concentração de moradores em situação de rua.

A autarquia adianta que continuará realizando essas ações no sentido de preservar os espaços públicos e oferecer melhor qualidade de vida aos viçosenses.

MORADORES DE RUA

É sabido que nestes locais moradores de rua se reuniam para pernoites e fazerem uso de drogas (lícitas e ilícitas). Na estação, por exemplo, tinha sofás, colchões e cadeiras na antiga plataforma de embarque. Nem os gradis colocados pela prefeitura impediram a utilização do local pelos ocupantes. No coreto da Praça W, havia acúmulo de materiais recicláveis (papelões), de fácil combustão, sem contar a sujeira acumulada.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Viçosa as abordagens sociais dos moradores em situação de rua nas regiões da Estação Hervé Cordovil e no coreto foram intensificadas com levantamento de seus dados pessoais por meio de uma equipe técnica e especializada.

Segundo a coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Nadya Andrade, foram oferecidos a eles os serviços da República Municipal Nosso Lar, testes rápidos de saúde e tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) para alguns casos. Aos moradores de rua que não são de Viçosa, foram concedidas passagens para retorno a seus municípios de origem.

As futuras ações, a médio e longo prazo, incluem a análise de possibilidades de atendimentos itinerantes da atenção primária à população em situação de rua, reestruturação da República e oferta de vagas de emprego via SINE (após concluídos os tratamentos), além de manutenção e reformulação dos espaços da Estação e do coreto.