Viçosa registra 1º caso de H1N1 em 2016

A campanha de vacina contra gripe H1N1 começa dia 30 em Viçosa. A campanha da vacina para gripe incluindo H1N1 está prevista para começar no dia 30 desse mês na rede pública de saúde em todo o Estado. Em Viçosa as vacinas acontecerão no posto de saúde do Centro na sala de vacina das 8 às 17 horas

Viçosa registra 1º caso de H1N1 em 2016

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de Viçosa, na cidade foi confirmado o primeiro caso da gripe H1N1, em 2016. Uma idosa chegou a ser internada e já recebeu alta e está fora de perigo. Outros casos estão sob investigação laboratorial e não tiveram suas estatísticas divulgadas. Segundo dados da secretaria de saúde do Estado de Minas Gerais, em 2016, até o último dia 7 de abril foram confirmados 23 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Desses, 10 foram causados pelo Influenza A (H1N1), 9 por Influenza A não subtipado e 4 por Influenza B. Foram registradas sete mortes, duas delas em Frutal, uma em Guaxupé , um em Ribeirão das Neves e uma em Astolfo Dutra.
A Gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e acomete as vias respiratórias. Entre os sintomas, é comum o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. A transmissão da gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é muito importante adotar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir.
Mais frequente no período do outono e inverno, a gripe possui um vírus com alta capacidade de mutação. Em função disso, alguns grupos prioritários (tais como gestantes, idosos, crianças até cinco anos, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, entre outros) devem ser vacinados para evitar complicações graves da doença ou, até mesmo, a morte. Caso os sintomas da gripe persistirem, procure uma Unidade Básica de Saúde ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Na sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves. Daí a importância de uma vigilância ativa nesse público. Em Minas Gerais, a Campanha de Vacinação contra a Gripe será realizada pelo SUS entre os dias 30 de abril e 20 de maio.