Vacina Gotinha não será mais aplicada no Brasil
Popularmente conhecida como Gotinha, a vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) será substituída pela dose injetável da vacina inativada (VIP) a partir desta segunda-feira (04). Segundo o Ministério da Saúde, a medida pretende aplicar práticas mais utilizadas em países da Europa e nos Estados Unidos.
A nova aplicação inclui três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma vacina adicional de reforço após um ano e três meses, garantindo uma maior imunidade, uma vez que as vacinas injetáveis são mais eficientes e seguras do que as orais.
Ainda conforme a Pasta da Saúde, já foram enviadas as orientações para todos os estados de modo a preparar os municípios para a implementação das novas diretrizes. Todas as doses da Gotinha serão recolhidas até o dia 31 de novembro e, a partir desta semana, somente vacinas injetáveis estarão disponíveis em salas de vacinação.
Vale lembrar que foi iniciada a Campanha Estadual de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, promovida pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com apoio do Ministério da Saúde. A medida pretende reforçar a imunização e prevenir a contaminação de doenças fatais. As regiões de Ponte Nova e Viçosa, inclusive, receberam cerca de 11,3 mil doses para a realização da campanha.
O quantitativo de doses já está disponível para os 30 municípios que podem solicitar o envio, caso necessário. As vacinas disponibilizadas são as da tríplice viral e da pentavalente, além de outras para o combate contra a hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY e C, pneumocócica, febre amarela e poliomielite.
Indisponível em estoque, a vacina contra a varicela não será distribuída durante a campanha, mesmo fazendo parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). Já a tríplice bacteriana (DTP), também em falta, será substituída pela própria pentavalente. Ao todo, o estado de Minas Gerais recebeu mais de 1,9 milhão de doses para a Campanha, que abrangerá todos os 853 municípios.
Para ser vacinada, a criança deve seguir o cronograma estipulado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Em caso de atraso, há um risco significativo de infecção por doenças graves, pondo em risco a vida da criança. Em Viçosa, a vacinação pode ser realizada em sala específica de aplicação da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na Rua José da Cruz Reis, 105. O procedimento estará disponível de terça a sexta-feira, das 08h às 18h.
Comentários (0)
Comentários do Facebook