Lançado programa para permanência de jovens em zonas rurais
Serão 500 beneficiados em toda Minas Gerais
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) publicou, nesta segunda-feira (04), o edital do programa “Futuro no Campo”, que pretende estimular o protagonismo juvenil e apoiar a continuidade do jovem em zonas rurais.
A iniciativa beneficiará 500 jovens em 2025 e os capacitará para ações e atividades no campo, permitindo melhor conscientização de meios rentáveis no campo e promovendo melhoria da qualidade de vida e sucessão nas propriedades familiares.
Serão oferecidos cursos em gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização e inclusão digital. Os jovens poderão realizar de forma presencial ou virtual, a depender das possibilidades de translocamento e de internet nas regiões.
Os beneficiados terão à sua escolha diferentes projetos para fins comerciais e fabricação de produtos rurais, como os “Jovens do Café”, “Jovens do Leite” e o “Jovem Empreendedor Rural”. Ainda, eles terão acompanhamento técnico mensal da Emater-MG.
Poderão participar pessoas com idades de 16 a 29 anos, agricultores ou filhos de agricultores familiares, produtores rurais que estejam enquadrados no processo familiar de produção rural.
O edital será voltado para ações de fomento, como notebooks, sementes, mudas, adubos, equipamentos. Cada jovem poderá se inscrever em um único projeto. O valor para implantação do programa é de aproximadamente R$1,9 milhão. Os recursos são da Emater-MG, mas poderão vir de outras fontes públicas (municipal, estadual e federal) e privadas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook