UFV lança campanha contra trotes a estudantes calouros na volta às aulas
Os três campi da Universidade Federal de Viçosa iniciaram, na última segunda-feira, 7, o primeiro semestre letivo, previsto para encerrar no dia 9 de julho. Neste semestre, a instituição receberá cerca de 3.600 novos alunos de graduação. Ao todo, a UFV contará com 14.724 estudantes em 68 cursos de graduação: 48 em Viçosa, 10 em Florestal e 10 em Rio Paranaíba.
Para um início de ano letivo tranquilo, a instituição lançou a campanha #RESPEITE, que se estenderá ao longo do ano com a proposta de tematizar assuntos que devem ser pensados e debatidos pela comunidade universitária. O primeiro desses assuntos é o trote. Com o objetivo de conscientizar os veteranos para que recebam bem o calouro nos três campi da UFV, foram desenvolvidas diferentes ações comunicativas para chamar a atenção sobre situações de constrangimento e violência geradas pelo trote.
Além de cartazes e banners afixados nos principais setores dos campi, serão divulgados vídeos no facebook da instituição, lembrando, dentre outros aspectos, que, na UFV o trote é proibido, conforme a Resolução nº 18/2006. Também em Viçosa, os autores, coautores e cúmplices de trote em vias públicas estão sujeitos a pagamentos de multas, de acordo com uma lei aprovada pelos vereadores em 2015. Em todas as peças, a recomendação é que os calouros sejam respeitados e que eles denunciem qualquer ato de violência ou constrangimento a que forem submetidos.
Matrículas
Os novos estudantes do campus Viçosa, aprovados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016, confirmaram suas matrículas no último domingo, 6, no Pavilhão de Aulas II (PVB), onde também obtiveram informações importantes sobre os serviços oferecidos pela instituição e a estadia na cidade.
Ontem, 8 de março, a UFV divulgou nova lista de espera e a relação dos candidatos convocados para a matrícula na sexta chamada. Em seu portal, a instituição lembra que os candidatos constantes na lista de espera deverão acompanhar até a última chamada, mesmo que as vagas do curso pretendido já estejam preenchidas, pois podem ocorrer desistências de estudantes já matriculados, gerando assim vagas em cursos onde elas já haviam sido totalmente preenchidos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook