UFV e UFSJ desenvolvem tecnologia para preservar frutas e reduzir perdas

Tecnologia preserva integralmente alimentos de maneira a prolongar a vida útil de três a cinco vezes

UFV e UFSJ desenvolvem tecnologia para preservar frutas e reduzir perdas
Divulgação/UFV

Um dispositivo tecnológico capaz de realizar procedimentos para preservação de frutas foi repassado para a NanoFood, uma empresa de propriedade intelectual filiada à Universidade de São João del-Rei (UFSJ). A tecnologia, desenvolvida pela UFSJ em parceria com a UFV, permite a produção de um líquido, atóxico e comestível, que reveste integralmente diferentes produtos agrícolas, como frutas e legumes, para, assim, prolongar a vida útil dos alimentos.

A iniciativa tem o objetivo de aumentar de três a cinco vezes a preservação alimentar, de modo a beneficiar os produtos agrícolas, reduzindo perdas e aumentando o valor atribuído aos produtos brasileiros. O país é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, com aproximadamente 58 milhões de toneladas em 2022. No entanto, cerca de 30% dessa produção é perdida devido à deterioração, o que gera um prejuízo anual de R$ 1,3 bilhão apenas em supermercados.

Ao todo, 13 pesquisadores uniram esforços para o desenvolvimento da inovação. Dentre eles, a professora Jane Sélia dos Reis Coimbra, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, e Igor Boggione, que estudou na instituição de Viçosa da graduação ao pós-doutorado. Ele é o fundador da NanoFood e, atualmente, professor da UFSJ.

Fonte: UFV