Simulado de Triathlon na UFV
Uma prova extremamente técnica, difícil, mas muito desafiadora e emocionante foi o 3º Simulado de triathlon de Viçosa realizado no Campus da UFV sob organização do professor Leomar Tiradentes.
O evento, que contou os apoios do Departamento de Educação Física e do Colégio de Aplicação – Coluni, teve o objetivo de preparar os atletas de triatlhon de Viçosa para as últimas provas do ano.
O simulado não é prova oficial e tem como função principal estimular e treinar o mais próximo possível da realidade de uma competição esportiva de triatlhon, dando uma oportunidade para ajustar os instrumentos e apurar o condicionamento físico e técnico de cada atleta envolvido.
Nessa etapa os triatletas puderam escolher três percursos diferentes para competirem entre si. Na distância longa, foram 1900 metros de natação, 70 km de ciclismo e 14 km de corrida; na distância olímpica, os atletas nadaram 1500 metros, pedalaram 40 km e correram 10 km; e por último, na distância Sprint, 1000 metros na natação, 20 km de bike e 5 km de corrida.
Onze atletas de Viçosa participaram das provas, sendo que na distância longa competiram Bruna Vasconcelos, Thales Totino e Léo Condé. Estreando na distância olímpica (a mesma oferecida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro), participaram Sérgio Pascini, Léo Tiradentes, Léo Vieira, Fernando Reis, Matheus Laurente e Rosana Condé. Já na distância sprint os competidores foram Marco Aurélio Ferreira e Raphael Vasconcelos.
Para esse tipo de evento a grande dificuldade é a etapa do ciclismo que ocorre nas avenidas da UFV. Por causa da irresponsabilidade da maioria dos motoristas e motociclista, que não respeita as leis de trânsito, muitas vezes a vida dos triatletas é colocada em risco.
Realizar ou participar de três provas em uma, é uma oportunidade que estimula todos que gostam de competir e fazer triathlon ainda que longe do mar e em Viçosa.
De acordo com os organizadores, essa é também uma experiência muita gratificante e que qualquer um pode fazer de acordo com suas capacidades esportivas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook