Seminário na Câmara discute previdência e aposentadoria de professores
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Viçosa, em parceria com o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinprominas) promoveu, na manhã do último sábado, 10, um seminário sobre Previdência e Aposentadoria dos Professores da Rede Privada de Ensino.
A iniciativa do vereador Idelmino da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) reuniu diretores dos Sinpros de Belo Horizonte, Ponte Nova e Viçosa, professores de várias escolas particulares da cidade e representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
O professor Idelmino falou da importância de os professores conhecerem as atuais regras de aposentadoria e das mudanças que começam a serem propostas. O seminário tratou de vários assuntos dentro do contexto da aposentadoria e previdência, entre eles, Fator Previdenciário, Regra 85/95, Desaposentação e Aposentadoria Especial.
O palestrante foi o advogado Previdenciário do Sinpro Minas, Wilson Teixeira, que mostrou o quanto será prejudicial para a categoria de professores, se as alterações que estão sendo sugeridas pelo Governo Federal forem efetivadas.
Vários questionamentos foram apresentados e casos específicos foram analisados, dando oportunidade para que o esclarecimento do tema fosse feito. Pelo que foi falado, pelos presentes, ficou claro que esse assunto preocupa e começa a mobilizar não só os trabalhadores da ativa, mas também os aposentados, uma vez que estes são afetados pelo Fator Previdenciário, dependendo da idade e tempo de contribuição.
O Departamento de Aposentados do Sinpro analisa a possibilidade da criação do Núcleo dos Aposentados em Viçosa para a discussão das questões previdenciárias.
O Sindicato se colocou à disposição dos professores para consultas sobre o assunto. “O Sinprominas reforça o seu perfil de defesa da categoria e se coloca sempre ao lado do professor para qualquer tipo de demanda”, declarou Fátima Amaral Ramalho, diretora Sindical da Regional de Ponte Nova.
Comentários (0)
Comentários do Facebook