Saae inicia ampliação da ETA II - Violeira

Saae inicia ampliação da ETA II - Violeira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) assinou, no último dia 18, a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA II), situada no bairro Violeira. A empresa Alfor Engenharia Ltda. foi a vencedora da licitação, de n° 01/2016, processo nº 066/2016, ocorrida no dia 05/07/2016.
Segundo a direção da autarquia, esta etapa da obra compreende a construção de uma nova unidade de floculação e filtração e reforma das unidades de filtração, ao custo de R$ 1.250.000 que será bancado com recursos da própria autarquia. O tempo estimado desta fase é de 180 dias. Consta do contrato que o Saae acompanhará e fiscalizará todas as fases do cronograma da obra, que não interromperá o funcionamento da Estação de Tratamento de Água.
A ETA II-Violeira foi inaugurada no ano de 1992, com vazão inicial de 50 litros por segundo. Foi construída com objetivo de dar suporte ao abastecimento de água tratada dos bairros Silvestre, João Braz da Costa Val, Santo Antônio, Amoras e Violeira, visto que, apenas a ETA I - Pintinho, não atendia a demanda da época.
No ano de 2006, com autorização da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (Supram), o Saae ampliou a outorga de captação para 110 litros por segundo. No ano de 2015, após vários estudos de demanda crescente de água no município, a autarquia conseguiu aprovar a ampliação da outorga para 250 litros por segundo. Em março de 2016, o Saae finalizou o anel de interligação do sistema de distribuição de água da ETA II, equalizando o sistema e melhorando a pressão na distribuição de água nas áreas atendidas a partir daquela unidade de tratamento, que hoje incluem, além daquelas já mencionadas, os bairros de Lourdes, de Ramos e algumas regiões do Centro.
A autarquia lembra que a reforma e ampliação da capacidade da ETA II Violeira fazem parte de um conjunto de ações propostas pela Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica, criada pela portaria do executivo municipal, nº 508/2015, com a participação do Saae, visando garantir o abastecimento de água tratada no zona urbana do município.