Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV celebra 50 anos

Programa já formou mais de 750 mestres e quase 400 doutores

Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV celebra 50 anos
Divulgação/UFV

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFV celebrou 50 anos de história através de cerimônia realizada na última sexta-feira (22). O evento reuniu professores, técnicos e alunos no auditório do departamento de engenharia florestal (DEF), onde coordenadores do PPGCTA foram homenageados pela reitoria da instituição.

Durante o encontro, foram exibidos vídeos de depoimentos de ex-alunos do Programa de Pós-Graduação. Todos, hoje, ingressaram no âmbito acadêmico como professor ou pesquisador dos diversos cursos de Engenharia de Alimentos do país ou empresas e institutos de todo o mundo. Presente na cerimônia, o reitor Demetrius David da Silva ressaltou a qualidade do PPGCTA e destacou seu pilar inovador e tecnológico. Ele ainda reforçou a parceria entre graduandos e pós-graduandos em projetos de internacionalização.

O PPGCTA foi um dos primeiros programas da área no Brasil. Em 1974, foi criado o mestrado e, em 1994, o doutorado. Nestes 50 anos, já formou 750 mestres e mais de 380 doutores. O programa possui um nível 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo considerado de alto impacto e de excelência no âmbito acadêmico.

Também participaram da mesa de abertura da cerimônia comemorativa a vice-reitora Rejane Nascentes; o chefe do DTA, Emille Rocha de Almeida Prata; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Guedes, e o representante discente do PPGCTA, Arthur de Abreu Oliveiras. O PPGCTA homenageou os coordenadores que passaram pela sua gestão ao longo do tempo e também Maria Geralda da Costa, secretária do Programa por 16 anos. 

Além disso, o evento foi palco do lançamento do livro Tópicos Avançados de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos: o Passado, o Presente e o Futuro da Pós-Graduação no Brasil. A publicação on-line e gratuita contém artigos sobre o estado da arte das diferentes linhas de pesquisa em Ciência e Tecnologia de Alimentos no país.

Fonte: UFV