Ponte do Laranjal está com estrutura pronta para receber o concreto
A ponte em construção sobre o ribeirão São Bartolomeu, entre os bairros São José (Laranjal) e Cidade Nova, em Viçosa, recebeu na sexta-feira, 17, o andaime para a realização dos trabalhos de armação e concretagem da laje. Conforme projeto, a plataforma terá 28,80m de extensão, com um vão de 15,60m de comprimento e 5m de largura. Com a laje, também serão construídos balanço nas extremidades em estrutura de concreto, incluindo alas de contenção das cabeceiras. Antes, foram construídos os dois pegões da estrutura com gabiões de segurança de concreto armado nas bases.
A ponte é uma reivindicação antiga da comunidade do Laranjal e entorno, valendo lembrar que a ponte que ali existia foi destruída pela enchente causada pelas fortes chuvas ocorridas no ano de 2012. Após o ocorrido, moradores instalaram ali uma ponte para pedestre (pinguela) de madeira, que serve de passagem até hoje. Essa pinguela possui uma largura muito pequena e uma estrutura frágil, pondo em risco os pedestres que por ali passam.
A construção da ponte beneficiará diretamente a população do Laranjal e bairros circunvizinhos, como o Amoras (bairro Arduíno Bolivar), Cidade Nova e Barrinha. De acordo com o responsável pelo acompanhamento e fiscalização da obra, engenheiro civil Diogo Rezende, “a ponte está programada para ser entregue no início do ano e possui características duradouras, garantindo maior segurança com relação a futuras ações naturais e, ainda, facilitará o acesso da população às unidades básicas de saúde, escolas e creches”.
A obra, em execução pela empresa Pegasus Engenharia Ltda., demanda investimento de R$ 508.123,90, a ser quitado com recursos do Ministério das Cidades provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), atendendo solicitação do prefeito Ângelo Chequer e contra partida da Prefeitura Municipal de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook