Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa terá parceria da UFV
A Prefeitura de Viçosa contratou professores e técnicos do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para integrarem uma equipe municipal encarregada da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa. A equipe foi contratada junto à UFV pelo valor de R$ 264 mil e estão previstos oito meses de trabalho até a aprovação final do Plano.
De acordo com a PMV, o Plano de Mobilidade será realizado em etapas e prevê a participação da população, com promoção de reuniões setoriais, temáticas e audiências públicas para exposição do projeto básico e coleta de sugestões. A prefeitura informou que o trabalho começa neste mês de agosto, sendo que a prefeitura terá um prazo de 30 dias para reunir todos os dados que possui sobre o sistema viário do Município, bem como dados sobre o transporte coletivo, frota, estrutura das vias e dados pertinentes à mobilidade e acessibilidade. A coleta dos dados junto às secretarias está a cargo do Instituto de Planejamento do Município (Iplam).
De acordo com a arquiteta do Iplam, Thuany Araújo, o trabalho da equipe gestora se baseará nas informações cedidas pela prefeitura: "As informações repassadas pelas secretarias que retratam a situação atual da mobilidade em Viçosa, com os problemas e dificuldades de hoje, serão a base para o início dos trabalhos". Thuany explicou ainda que os gestores de secretarias e departamentos afins ao assunto formaram um grupo de trabalho que acompanhará de perto a elaboração do plano.
Esse grupo de trabalho teve sua primeira reunião na última sexta-feira, 29, quando foram repassadas as informações referentes a todo o processo de elaboração e a etapa que compete à prefeitura. Participaram do encontro gestores municipais ligados ao Governo, Trânsito, Fazenda, Finanças, Administração, Planejamento, Agropecuária, Obras e Procuradoria Jurídica.
Para o secretário de Governo Luciano Piovesan Leme, o Plano de Mobilidade de Viçosa deve buscar integrar os diferentes modais de transporte e dar prioridade aos modelos não motorizados e ao serviço público coletivo, em atendimento à Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Ainda segundo Piovesan, com a instituição do Plano de Mobilidade Urbana, Viçosa passa a cumprir a exigência desta mesma Lei que impõe aos municípios com mais de 20 mil habitantes a elaboração de planos de mobilidade urbana integrados aos planos diretores. Além disso, Viçosa estará apta a receber repasses federais destinados a políticas de mobilidade urbana.
Quanto ao Plano Diretor do Município de Viçosa, Luciano disse que ele já está em fase final de elaboração e deve ser apresentado à Câmara em formato de Projeto de Lei em novembro deste ano.
Comentários (0)
Comentários do Facebook