Pesquisadores da UFV recebem prêmio por desenvolver a melhor tese de doutorado do Brasil
As Comissões a seleção das melhores teses de doutorado defendidas em 2019
A pesquisa do doutor em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ismael da Silva Carrasco (à direita na foto) alcançou o prêmio de melhor tese do país, pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), na área de Física Estatística e Computacional.
Ismael, graduado e mestre pela UFV, é autor do trabalho intitulado “Efeitos das condições iniciais na dinâmica de crescimento de interfaces”, defendido em 2019, com a orientação do professor da Universidade Tiago José de Oliveira (à esquerda na foto). A premiação visa estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional em 12 categorias de diferentes áreas da Física.
A tese premiada envolveu simulações computacionais de modelos de crescimento de filmes finos, que são essenciais na fabricação de componentes microeletrônicos, como os encontrados em computadores e celulares, além de englobarem a dinâmica de interfaces dos mais variados contextos, como depósitos de gelo, propagação de rachaduras em meios heterogêneos, crescimento de colônias de bactérias e tumores.
Comentários (0)
Comentários do Facebook