Pedestres da terceira idade participam de oficina sobre segurança no trânsito
Um grupo de idosos que frequentam as atividades do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) participou de uma oficina de trânsito para pedestres, oferecida pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Viçosa. O trabalho foi encerrado na última quarta-feira (12) com uma aula prática nas ruas centrais da cidade e a entrega dos certificados.
Durante a caminhada com os idosos os agentes de trânsito reforçaram as dicas de um caminhar seguro e apontaram os principais obstáculos urbanos encontrados em um trajeto simples do dia-a-dia, que atrelados à mobilidade reduzida dos idosos e até mesmo a distração, podem causar acidentes. Entre os obstáculos que exigem maior atenção, segundo os agentes, estão as entradas de garagens, os ciclistas que desrespeitosamente utilizam a calçada, os degraus e o mobiliário urbano.
Os alunos da melhor idade também aprenderam como utilizar corretamente os semáforos para pedestres que funcionam com acionamento manual e receberam dicas de segurança na faixa de pedestre. “Se o sinal dos carros abrir durante a travessia não precisa correr, pois o motorista é obrigado a aguardar a conclusão da travessia de vocês”, alertou Juliana Ladeira, que é psicóloga e Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Departamento.
“O objetivo do curso foi demonstrar a importância da atenção durante a caminhada. Nós instruímos os idosos a sempre criarem um planejamento antes de sair de casa, já com o percurso que farão, evitando surpresas”, contou Juliana, que ainda avaliou como positiva a receptividade dos idosos e adiantou informações sobre a nova etapa do programa: “abriremos uma nova turma para idosos no próximo mês e as inscrições já estão abertas. Dessa vez mudaremos a dinâmica e a oficina acontecerá em 1 só dia, no formato minicurso, com a teoria e a prática”.
Jesuína Joaquina de Oliveira Sá, carinhosamente chamada de Dona Zu, entendeu bem a proposta do programa: “o minicurso foi muito bom para mim, porque sou muito distraída e não tinha essa visão de como é importante andar atenta pelas ruas”. Dona Zu, viúva e mãe de estudante universitário, veio para Viçosa em 2013 para acompanhar o filho. Ela contou que conheceu o PMTI naquele ano e desde então participa de diversas atividades, sendo suas preferidas as artes marciais, como capoeira, jiu-jitsu e caratê. “Naquele ano a melhor coisa que me aconteceu foi conhecer o PMTI, que me tirou de dentro de casa e ocupou meu tempo”, relatou feliz a ex-moradora de Indaiabira (MG).
Após a caminhada os idosos receberam certificados de participação em uma pequena cerimônia na sede do PMTI. Autoridades municipais prestigiaram o momento, como Secretário de Governo, Luciano Piovesan; a Secretária de Assistência Social, Lúcia Duque Reis; o Chefe do Departamento de Trânsito, Osny Magalhães; o Chefe do Setor de Engenharia de Tráfego, Arlindo Montanha e a Coordenadora do PMTI, Ivones Martins Oliveira.
A próxima oficina será no dia 2 de setembro e as inscrições já estão abertas. Podem participar idosos de todas as regiões da cidade, mesmo os que ainda não participam das atividades do PMTI. As inscrições podem ser realizadas na casa 6 da Vila Gianetti, campus da UFV, até o dia 31 de agosto. Mais informações podem ser obtidas com a Juliana Ladeira no Departamento de Trânsito, através do telefone (31) 3892-6257. (Fonte: Assessoria de Imprensa da PMV)
Comentários (0)
Comentários do Facebook