Minas Gerais cria força-tarefa para combater golpes do IPVA 2025

O Governo de Minas e defesa civil anunciaram novas medidas para evitar fraudes durante o período de pagamento do IPVA

Minas Gerais cria força-tarefa para combater golpes do IPVA 2025
Divulgação/Governo de Minas

O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria da Fazenda (SEF), a Polícia Civil (PCMG) e o Ministério Público (MPMG) anunciaram, nesta terça-feira (28), a criação de uma força-tarefa com o objetivo de intensificar a prevenção e o combate aos crimes relacionados ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Durante o período de pagamento do imposto, diferentes grupos criminosos tentam aplicar golpes e fraudes, enganando diversas pessoas. Geralmente, os grupos criam páginas na internet com chamadas atrativas, como facilidades ou descontos para o pagamento do imposto. 

Para se ter uma ideia, em 2024, a SEF recebeu cerca de 4 mil denúncias de golpes sobre o IPVA, isso de acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza.

“Entre os golpes mais frequentes, destacam-se a criação de sites falsos que simulam os oficiais dos órgãos governamentais e o envio de links para aplicativos de mensagens e e-mails, muitas vezes, prometendo descontos tentadores”, explica o subsecretário.

Outra prática comum é o chamado phishing, quando os criminosos induzem as vítimas a fornecer dados pessoais para usá-los em diversas outras operações bancárias.

Por isso, os órgãos farão o monitoramento na internet para identificar e retirar do ar o quanto antes essas páginas. Ficou definido também que os cidadãos deverão registrar as denúncias de golpe na Delegacia Virtual ou em uma delegacia da Polícia Civil mais próxima. Todas as denúncias serão encaminhadas ao MPMG para investigação.

Contudo, as autoridades alertam que não há previsão de ressarcimento para vítimas que tenham efetuado pagamentos fraudulentos. Caso o contribuinte caia em um golpe, não estará isento de pagar o IPVA para regularizar sua situação. Por isso, é fundamental ter atenção às dicas de segurança.