Inaugurada a Universidade da Rede Uaitec em Viçosa

Inaugurada a Universidade da Rede Uaitec em Viçosa

Na terça-feira, 1º, aconteceu a inauguração da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Rede Uaitec) em Viçosa. O polo é fruto de parceria entre a Prefeitura, a UFV e o Governo de Minas Gerais. O polo é gerido pela Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (Adevi).
O público alvo da Rede Uaitec é a comunidade em geral que busca o acesso às tecnologias da informação, da comunicação e de qualificação profissional em busca do primeiro emprego, de aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho e melhoria da qualidade de vida.
Atualmente cerca de 70 cursos online de capacitação profissional já estão disponibilizados no novo site da Uaitec, todos gratuitos e com certificado. Estão previstos para 2016, cursos de graduação, extensão universitária e pós-graduação voltados à tecnologia, além de cursos de idiomas e cursos livres, procurando atender a comunidade em geral que busca o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, e aos que desejam a qualificação profissional, em busca do primeiro emprego ou aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho.
Para o Prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, e para a secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Ivone Maria Pires Barros, esta rede é de extrema importância para a cidade, “pois a capacitação é a transformação do indivíduo que só é possível de forma a melhorar através da educação”. Além disso, Ivone Barros destacou a importância da capacitação porque gera emprego e renda para a cidade.
A Rede Uaitec - Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais é um programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de Educação a distância. O programa visa ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional. Os polos estão implantados em diferentes municípios do Estado.