Imagem de Santa Rita está de volta à avenida

O retorno, no entanto, é temporário, uma vez que a prometida revitalização ainda não ocorreu devido à recente saída da chefe do departamento de Patrimônio Histórico, Helena Fortes, que era a responsável pela restauração

Imagem de Santa Rita está de volta à avenida

Removida há mais de 70 dias para revitalização, a imagem de Santa Rita de Cássia voltou ao seu local de origem, na avenida de mesmo nome, na manhã desta sexta-feira (19), a três dias da solene Procissão da Padroeira.

O retorno, no entanto, é temporário, uma vez que a prometida revitalização ainda não ocorreu, devido à recente saída da chefe do departamento de Patrimônio Histórico, Helena Fortes, que era a responsável pela restauração. Agora, a restauração será realizada pela Fundação de Arte de Ouro Preto, após as festividades do Jubileu.

Antes de ser realocada, a imagem passou por uma pintura, realizada por um artista que, anualmente, realiza os retoques na pintura da imagem de forma voluntária.

RESTAURAÇÃO VAI ACONTECER

A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura iniciou o contato com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), uma das maiores referências em restauração do país, visando formalizar um convênio para a retomada dos trabalhos na estátua da Santa.

Na manhã da última quinta-feira (18) a coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauração da FAOP, Bianca Monticelli, e o museólogo Juliano Moreira chegaram a Viçosa para realizar uma visita técnica, com o objetivo de avaliar as condições da imagem de Santa Rita e dimensionar o trabalho a ser realizado.

O processo de restauração da estátua envolve o estudo de prospecção para a identificação das cores originais, a retirada de toda a sua pintura, a recomposição de partes da imagem deterioradas pela ação do tempo, a reconstrução de seu crucifixo e de sua coroa, a nova pintura da estátua e a aplicação de verniz para proteção contra a ação do tempo.

Em paralelo, está sendo produzido um dossiê histórico e, junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), está sendo aberto o processo de tombamento da imagem de Santa Rita, o que a tornará um bem patrimoniado, garantindo sua proteção definitiva.

Considerando que não haveria tempo hábil para a conclusão da restauração da estátua antes da culminância das comemorações do Jubileu de Santa Rita de Cássia, no dia 22 de maio, e atendendo ao clamor dos fiéis que reivindicaram a sua presença para as celebrações, a Secretaria de Cultura localizou o pintor Geraldo Barbosa (Ladinho). O artista, que anualmente realiza os retoques na pintura da Santa e que já havia se oferecido como voluntário para pintar novamente a imagem, imediatamente se prontificou a finalizar a pintura para este final de semana.

As tintas utilizadas pelo Sr. Landinho foram doadas pela ABRASEL, representada pelo seu presidente Denis Francis, que ofereceu sua contribuição por respeitar e entender o valor simbólico da imagem à Avenida Santa Rita, onde acontecem eventos populares em frente a bares e restaurantes credenciados.

A Secretaria de Cultura declarou que desde o início do processo de restauração, todas as decisões estão sendo tomadas conjuntamente com Padre Paulo Dionê Quintão, em reuniões realizadas na Paróquia de Santa Rita de Cássia. A pasta reitera seu profundo respeito aos fiéis, à Igreja e à imagem de Santa Rita de Cássia, além de reafirmar o comprometimento da Prefeitura em realizar a restauração da imagem, de forma profissional e responsável, o que garantirá proteção e longevidade para sua exposição na Avenida Santa Rita.

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco