HSS terá 100 dias para estruturar equipe de enfermagem da UTI Neonatal; Direção disse que já tomou as providências

A ação civil pública com pedido liminar foi proposta em 2020 pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Viçosa

HSS terá 100 dias para estruturar equipe de enfermagem da UTI Neonatal; Direção disse que já tomou as providências

A 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Viçosa determinou, após pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que o Hospital São Sebastião (HSS) terá 100 dias para estruturar a sua equipe de profissionais de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, conforme estabelecido na RDC nº 26/2012 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, em 30 dias, a Instituição deverá implementar, de forma efetiva, a equipe executora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), conforme a Portaria n° 2.616/98 do Ministério da Saúde.

A sentença prevê multa de R$20 mil em caso de descumprimento das cláusulas citadas e ainda condena o Hospital São Sebastião a pagar R$10 mil de multa pelo descumprimento de cada uma dessas duas medidas.

A diretora do HSS, Ildamara de Menezes, informou ao Folha da Mata que a instituição já havia sido notificada em dezembro do ano passado e que as providências e adequações necessárias já foram tomadas. Segundo a diretora, falta cerca de 20% para concluírem a estruturação da equipe, o que será feito até a data dada pela justiça.

A ação civil pública com pedido liminar foi proposta em 2020 pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca de Viçosa para garantir a adequação do quantitativo de profissionais de enfermagem ao bom funcionamento da Instituição, a composição correta da equipe da CCIH e a produção de Manual de Boas Práticas, definindo a equipe necessária de acordo com os serviços ofertados e o quantitativo de recursos humanos necessários ao perfil da demanda.