Hospitais de Viçosa recebem capacitação sobre práticas de segurança do paciente

Suporte é oferecido pela Superintendência Regional de Ponte Nova e visa reduzir danos causados a pacientes no ambiente hospitalar

Hospitais de Viçosa recebem capacitação sobre práticas de segurança do paciente

A cada 5 minutos, três brasileiros morrem vítimas de condições adquiridas em hospitais. O número é preocupante e tem mobilizado as autoridades de saúde. Em setembro, especificamente no dia 17, comemora-se o Dia Mundial de Segurança do Paciente. Para reforçar a importância da temática, o Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova tem promovido capacitações junto a instituições hospitalares das microrregiões de Viçosa e Ponte Nova.

Os encontros são virtuais e discutem as práticas implementadas pelos Núcleos de Segurança do Paciente, o atendimento às legislações pertinentes, a implantação de protocolos e a orientação quanto à notificação de eventos adversos (EA) e queixas técnicas. Além disso, os treinamentos buscam o aperfeiçoamento das práticas, a partir de estratégias que visam à mudança de paradigma nas instituições, com o intuito de reduzir, ao mínimo, os riscos e danos desnecessários associados ao cuidado em saúde.

Em Viçosa, os hospitais São Sebastião (HSS) e São João Batista (HSJB), receberam os treinamentos. Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HSJB, Lara dos Santos Silva, a segurança do paciente é garantida, na sua instituição, por meio dos multiprofissionais que prezam para que isso ocorra de maneira efetiva.

“Nós abraçamos essa causa, demonstrando aos profissionais que prestam assistência a importância que tem para que tudo transcorra bem, incentivando relatos sobre os prováveis danos ou intercorrências aos pacientes. Isso não é punitivo, mas sim uma proposta de aprendizado para que não ocorra novamente”, ressaltou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define segurança do paciente como a redução do risco de danos desnecessários a um mínimo aceitável, considerado componente constante e intimamente relacionado com o atendimento ao paciente.