Feira Agroecológica da Violeira celebra aniversário de um ano
Neste domingo, 7, a Feira Agroecológica e Cultural da Violeira completa um ano de atividades. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Participação, integração e empoderamento comunitário: alternativas de desenvolvimento local para o bairro Violeira, Viçosa (MG)”, com coordenação da professora do Departamento de Economia Doméstica (UFV), Ana Lidia Galvão.
De 8 as 12 horas, os feirantes estarão mais uma vez no pátio da Comunidade Presbiteriana de Viçosa (CPV), bairro Violeira, ofertando verduras, legumes e frutas produzidos sem o uso de agrotóxicos. Morangos orgânicos vão ser uma novidade para este domingo. Além disso, também é possível encontrar opções para quem tem restrições alimentares ou alergias (intolerantes à lactose, glúten, veganos, vegetarianos e outros), artesanatos e produtos de limpeza e cosmética natural.
A feira, que tem o objetivo de fortalecer a agroecologia na região, vem incentivando o consumo consciente, a economia solidária, a arte e a cultura, a troca de mudas e sementes entre os adultos e de brinquedos entre as crianças. Nos últimos 12 meses o espaço tem reunido centenas de pessoas que se preocupam com a qualidade da sua alimentação e que colaboram com a geração de renda para os produtores locais.
Em uma parceria entre a UFV, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), a CPV, e o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Viçosa, os organizadores afirmam que a feira foi pensada para valorizar a economia local e encurtar os canais de comercialização. “A intenção é aproximar o consumidor do produtor, para que os consumidores peguem o alimento direto das mãos de quem produziu, com a garantia de que não há uso de veneno”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook