Estado habilita UFV para realização de exames laboratoriais de vírus respiratórios e arbovírus
A UFV passa a ser referência para municípios das micros de Viçosa, Ponte Nova e Ubá, que antes mandavam exames para a Funed, em BH
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Ubá, Fábio Ribas, é um grande benefício para a população e para os serviços públicos de saúde, obtermos os resultados mais rapidamente neste período no qual há alta transmissão de arboviroses em concomitância com o aumento de casos de covid-19. “O acesso aos resultados em tempo oportuno, contribuirá para o melhor desfecho clínico e epidemiológico dos serviços municipais e regionais de saúde. Essa agilidade e proximidade da UFV com o território, é um grande marco e um grande avanço para os municípios de nossa jurisdição”, contou Fábio Ribas.
O Labtec processará exames de biologia molecular, como o RT-PCR, considerados padrão ouro para diagnóstico, e as secretarias municipais de Saúde devem organizar e prover a coleta, o acondicionamento e transporte de amostras biológicas para diagnóstico molecular. Nos dias 7 e 8 de março, em videoconferência, os técnicos de Vigilância Epidemiológica dos 61 municípios foram orientadas quanto às normas de biossegurança e também quanto aos procedimentos obrigatórios, como a notificação dos casos suspeitos e o cadastro da amostra no GAL – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do SUS.
Graziele Dias, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Ponte Nova observou que ter a UFV como parceira e receber a inserção deste laboratório na vigilância laboratorial regional é um importante marco para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no território. “Foi um longo processo até o credenciamento, habilitação e para iniciar de fato as atividades. Tudo fruto de muita pesquisa e planejamento, demonstrando como descentralizar a Vigilância Laboratorial e regionalizar traria benefícios para a população e para os sistema de saúde, que agora está preparado para atuar de maneira mais dinâmica e com maior precisão dos cenários de transmissão viral”, ressaltou Graziele Dias, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Ponte Nova.
Financiamento
Através das resoluções SES/MG nº 7.797 e 8.637, o Labtec recebe custeio do Estado de Minas Gerais para ser um Centro Colaborador, integrando a rede de Vigilância Laboratorial estadual, descentralizando o serviço que estava concentrado em BH e aproximando-o dos municípios do interior de diagnósticos laboratoriais de alta qualidade.
Fonte: SES-MG
Comentários (0)
Comentários do Facebook