Ervália na Onda Verde do Minas Consciente

Em novo decreto, prefeitura permite realização de eventos, inclusive religiosos

Ervália na Onda Verde do Minas Consciente

A Prefeitura de Ervália divulgou nesta terça-feira, 17, um novo decreto em que confirma a migração do município para a Onda Verde do Plano Minas Consciente. O município integra a macrorregião Sudeste, que já estava enquadrada na onda mais flexível do programa estadual.

De acordo com o novo decreto, está permitida a realização de “eventos e reuniões de caráter público ou privado, inclusive cultos religiosos”. Entretanto, a permissão será concedida desde que sejam respeitadas algumas regras, entre elas: ocupação de 50% em espaços fechados e, em espaços abertos será cumprida distância de 2,25m² por pessoa; duração máxima de 12 horas; e controle de aferição de temperatura.

Eventos com mais de 600 pessoas exigem que os frequentadores apresentam carteira de vacinação com a cobertura completa (duas doses ou dose única) da vacina contra a Covid-19 há pelo menos 15 dias ou laudo com exame de PCR com resultado negativo para a doença.

Os demais estabelecimentos comerciais, incluindo bares e lanchonetes, estão autorizados, também mediante o cumprimento de regras para controle de acesso e oferta de dispositivos de higiene para os clientes.

COVID-19

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, Ervália possui 1.529 casos positvos desde o início da pandemia, sendo 41 óbitos e 14 casos ainda ativos.

Nesta semana, a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada na população de 34 anos. Nesta terça, 17, para a população urbana e na quarta, 18, é a vez dos habitantes da zona rural. Segundo o Painel Vacinômetro, do Governo de MG, o município de quase 19 mil habitantes aplicou, até agora, 9.999 vacinas da primeira dose e 4.726 moradores foram imunizados com a segunda dose ou dose única.