Curso de Direito da UFV promove troca de conhecimentos jurídicos com comunidades de Viçosa
Dentre as temáticas a serem abordadas estão a violência, direitos do consumidor e trabalhistas, proteção aos animais, registro civil e entre outros.
Neste sábado (18) acontece mais uma edição do projeto “UniverCIDADE em Ação”, que objetiva promover uma troca de saberes de conhecimentos jurídicos entre comunidade escolar e os estudantes do curso de Direito da UFV (Universidade Federal de Viçosa). Nesta edição, o projeto estará presente na Escola Municipal Pedro Gomide Filho (Santa Clara) e na Escola Municipal João Francisco da Silva (Cachoeirinha), das 9h às 12h.
Serão abordados os temas violência contra mulheres, crianças e adolescentes no âmbito doméstico ou intrafamiliar; superendividamento e direitos básicos consumeristas; a proteção dos animais contra violência e maus-tratos; o dever de sustento e o direito à identificação civil; a proteção da pessoa idosa e da pessoa com deficiência e cidadania fiscal.
O evento também contará com atrações esportivas, recreativas e lúdicas, com parceria da Atlética do Direito e da Secretaria de Cultura de Viçosa. Ainda haverá distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce.
Segundo Luciene Colli, professora de Direito na UFV e também coordenadora do projeto, a ação surgiu na disciplina de Introdução à Prática Extensionista e o objetivo principal é promover uma maior interação entre a comunidade e a UFV, compartilhando dos saberes jurídicos aos estudantes das escolas contempladas e esses dialogarem com suas experiências e vivências. “A ação extensionista busca desenvolver nos discentes a percepção da importância da extensão universitária como uma forma possível de aprendizado ativo e dinâmico. Nós esperamos uma maior inclusão social da comunidade atendida e uma melhor percepção da realidade social pelos estudantes envolvidos, na busca de sua formação humanista”, explica.
Para a estudante Luísa Lopes, o projeto tem grande impacto social, pois aborda temas que geram muitas dúvidas entre as pessoas. “Acredito que essa aproximação poderá contribuir para nos tornarmos profissionais mais humanos e mais sensíveis às situações que estão presentes na sociedade. Além disso, esperamos que as pessoas consigam perceber situações com que se identifiquem, de modo a compreender quais seriam seus direitos e deveres diante das circunstâncias apresentadas”, afirma a estudante.
Os eventos acontecerão simultaneamente nas duas escolas e a participação é gratuita.
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco
Comentários (0)
Comentários do Facebook