Crise nos hospitais volta à pauta da Câmara e vereadora pede mais médicos plantonistas
Marly Coelho enviou uma indicação ao executivo solicitando a contratação de médicos plantonistas para os hospitais
Durante a reunião da Câmara de Viçosa de segunda-feira (22) os problemas na saúde pública do Município, em especial a crise nos hospitais, voltaram a ser citados. A cidadã Madalena Jacobini, fez uso da Tribuna Livre para demonstrar sua insatisfação com a situação dos hospitais: “a emergência está um caos. (...) Os nossos médicos, os nossos plantonistas estão sem saber o que fazer”, afirmou. Madalena contou que esteve no Hospital São João Batista (HSJB), recentemente, e presenciou um cenário caótico, com falta de médicos e infraestrutura para atender todos os pacientes. Em consonância com o assunto, a vereadora Marly Coelho (PRD), por intermédio da Indicação nº 382/2024, solicitou ao prefeito a tomada de medidas urgentes para a contratação de médicos plantonistas para os hospitais.
Em documento, a vereadora Marly afirma que o objetivo de sua Indicação é de suprir a demanda existente na cidade e acrescentou que “essa ação não apenas aliviará a sobrecarga dos profissionais de saúde, mas também garantirá um atendimento mais eficiente e digno a todos os munícipes que necessitam de cuidados médicos”.
Os parlamentares Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), Jamille Gomes (PT) e Sérgio Marota (PP), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, afirmaram que os vereadores estão fazendo o que podem para mudar a situação dos hospitais do Município. “A gente vai continuar trabalhando, vai continuar fiscalizando, buscando recursos para a cidade de Viçosa. Todo mundo sabe que realmente está um caos a saúde da nossa cidade”, disse Cristiano. O vereador Sérgio afirma que, ainda na segunda-feira, conversou com dois antigos coordenadores dos hospitais de Viçosa para entender melhor o que pode ser feito para trazer melhorias para a saúde do Município.
Em meio ao exposto, os vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD), Marcos Fialho (PP) e Robson Souza (PSB) expuseram a necessidade de intervenções nos hospitais para que sejam feitas mudanças eficazes no cenário da saúde. Marcão, que traz o assunto de forma recorrente, ainda citou o fato de que o Conselho Municipal de Saúde de Viçosa, por meio de um ofício enviado ao Promotor de Justiça Luís Cláudio Fonseca, datado do dia 18 de abril, também solicita 'intervenção urgente nos hospitais devido a grave situação em que estes se encontram'. Já o vereador Marcos Fialho afirmou que é necessário o apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV), que é uma iniciativa de 10 municípios da Zona da Mata mineira cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento integral da saúde na microrregião de Viçosa.
O vereador Edenilson Oliveira (PSD) dirigiu a sua fala à participante da tribuna e afirmou: “a sua angústia é a mesma nossa aqui. (...) é uma angústia latente, é preocupante”. O vereador aproveitou para falar sobre um caso de uma criança, chamada Heitor, de apenas 5 meses, que tem hidrocefalia (acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro), está internado no Hospital São Sebastião e precisa de que seja feito um procedimento para retirada de líquido das cavidades cerebrais. Edenilson solicitou à Comissão de Saúde da Casa para que seja agendada uma visita aos hospitais do Município com o objetivo de saber quais são os próximos passos e o que pode ser feito pela situação do Heitor. “Estamos muito preocupados. (...) Estamos lutando incansavelmente pela transferência desta criança”, afirmou o parlamentar.
Além disso, Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Câmara, Edenilson e Gilberto Brandão (PRD) prestaram apoio à fala da participante da tribuna, concordando com a importância de que sejam feitas mudanças rápidas e eficientes nos hospitais de Viçosa.
Fonte: Câmara de Viçosa
Comentários (0)
Comentários do Facebook