Contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente

Dedução fiscal apoia projetos locais em Viçosa pelo Imposto de Renda 2023

Contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e do Adolescente

Os contribuintes da Receita Federal – pessoas físicas – já podem realizar doações dedutíveis no Imposto de Renda 2023 de até 6% do valor devido, sendo até 3% para projetos do Fundo da Criança e do Adolescente (FMDCA).

“Existe um grande potencial de arrecadação de fundos para Organizações da Sociedade Civil por meio de destinações dedutíveis no Imposto de Renda. Se essas doações não acontecem, os valores pagos para a Receita Federal são destinados para programa do governo e aplicados a nível nacional, e não municipal como acontece com os recursos que são doados”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Vanessa Hellen Silva Araújo.

Como funciona:

Antes de tudo, a pessoa precisa declarar seu Imposto de Renda (IRPF) pelo modelo completo para que isso seja possível. No momento da declaração é possível, então, definir qual a causa ou iniciativa apoiar e fazer a doação escolhendo o CNPJ do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo dados da Receita Federal, menos de 3% dos contribuintes fazem doações com o Imposto de Renda, sendo o principal motivo para isso a falta de informação. A destinação mínima pode ser de R$10,00 e qualquer pessoa pode fazê-la.Os recursos destinados são geridos diretamente pelo respectivo Fundo, que é o responsável pelo repasse direto à entidade do município, sendo destinados a projetos da cidade com total transparência.

Viçosa

Em Viçosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está desenvolvendo uma campanha de incentivo à população que declara Imposto de Renda. O movimento visa informar o contribuinte que ele pode destinar parte do seu imposto a pagar para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). A fórmula é simples e os profissionais da área contábil sabem como proceder.

Para mais informações, os interessados podem ligar para o CMDCA através dos números (31) 3874-9362 e (31) 3892-8286 (WhatsApp) e falar com Maria Cristina Ramos; ou sanar dúvidas pelo e-mail: cmdcavicosa@yahoo.com.br. Podem ser utilizadas também as redes sociais: Facebook CMDCA-Viçosa e Instagram: @cmdcavicosa.

 

Fonte: Prefeitura de Viçosa