Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet

Pesquisa aponta que a pandemia estimulou a conexão, mas o acesso ainda é desigual

Brasil tem 152 milhões de pessoas com acesso à internet

Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários - um aumento de 7% em relação a 2019. Com isso, 81% da população com mais de 10 anos têm internet em casa. O coordenador da pesquisa, Fábio Storino, destaca que a pandemia fez com que os indicadores de acesso à internet apresentassem os maiores crescimentos dos 16 anos da série histórica.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, conhecido como o "dia do internauta". Nesta data, no ano de 1991, a rede mundial de computadores foi aberta ao mundo.

DESIGUALDADES

Ainda de acordo com a pesquisa, o crescimento do total de domicílios com acesso à internet ocorreu em todos os segmentos analisados. As residências da classe C com acesso à internet passaram de 80% para 91% em um ano. Já os usuários das classes D e E com internet em casa saltaram de 50% para 64% na pandemia.

Porém, os números refletem uma desigualdade, uma vez que cerca de 90% das casas das Classes D e E se conectam à rede exclusivamente pelo celular. Essa diferença também se mostra evidente no ensino básico.

O censo escolar de 2020 revelou que apenas 32% das escolas públicas do ensino fundamental têm acesso à internet para os alunos, porcentagem que chega a 65% no caso das escolas públicas do ensino médio.