Auditório Municipal expõe projetos de turismo da Asplan em Teixeiras nesta quinta
Representantes das entidades que trabalham na implantação do Projeto Caminho do Campo e Trem Turístico Serra de Serra de Minas estiveram na Prefeitura de Teixeiras, parceira desses projetos, para apresentar ao prefeito Francisco Márcio Teixeiras (Chiquinho) e assessores, os estudos de paisagismo e jardinagem que fazem parte do conjunto de portais e totens que serão instalados nos trevos de entrada da cidade como marketing de atração turística. Os projetos, após realização das adequações finais, serão encaminhados à apreciação e aprovação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Durante a reunião, o prefeito Chiquinho solicitou que fosse feita uma apresentação para empresários e todos que se interessarem, ficando marcada a data de 18 de junho, esta quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal.
A elaboração desses projetos é um trabalho de técnicos da UFV, em parceria com Prefeitura Municipal de Teixeiras, Asplan (Associação dos Produtores de Hortaliças, Frutas, Flores e Plantas Ornamentais de Teixeiras e Região), envolvendo ainda a Adevi (Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região), ONG Amigos do Trem, Circuito Turístico Serras de Minas, Senar-MG, Emater-MG, Sebrae-MG e Universidade Federal de Viçosa.
O projeto Trem das Serras de Minas tem o objetivo de implantar um trem turístico, após revitalização das linhas ferroviárias abandonadas que cortam as cidades de Teixeiras, Viçosa, Cajuri, Coimbra, São Geraldo e Visconde do Rio Branco, visando o turismo rural, de negócios, ecológico e de aventuras. A revitalização das linhas férreas visa também à implantação de um sistema de transporte de passageiros, urbano e intermunicipal, ligando a cidade de Teixeiras às demais cidades, além de uma ciclovia.
Já o projeto Caminho do Campo contempla a melhoria da qualidade de vida de centenas de famílias rurais envolvidas com a agricultura familiar. Essas famílias vêm sendo preparadas, por meio de cursos, para receber turistas e vender sua produção. O projeto “piloto” em Teixeiras prepara a produção de flores e plantas ornamentais para embelezar as propriedades e as estradas vicinais para atrair turistas. A produção excedente será destinada à comercialização no mercado de flores e plantas ornamentais. Os técnicos responsáveis acreditam que esse projeto piloto vai criar um novo mercado para a região e melhorar consideravelmente a renda dos produtores rurais envolvidos com a agricultura familiar. A filosofia a ser implantada é da agroecologia, por meio de tecnologia produzida em Viçosa e que pode ser transferida para todas as cidades do entorno, com grande vocação para o turismo rural, apostam eles.
Os parceiros do projeto avaliam que o investimento no turismo rural vai beneficiar também os demais segmentos econômicos do município. O prefeito Francisco Teixeira está apoiando a iniciativa. Ele convida a comunidade para participar da apresentação dos projetos e se certificar de como a cidade de Teixeiras será beneficiada. “Todos, certamente, ganharão” afirma o prefeito numa demonstração de entusiasmo com o projeto.
Além do prefeito Chiquinho e assessores, participaram da reunião o professor Affonso Zuin, do Departamento de Fitotecnia da UFV e coordenador do Viveiro de Mudas de Teixeiras; o presidente da Asplan e coordenador dos projetos de turismo, economista Jershon Morais; o diretor-técnico Sérgio Cunha; e o arquiteto Pablo Nicolas.
Comentários (0)
Comentários do Facebook