Apagros continua cobrando informações do Agros

Apagros continua cobrando informações do Agros

A Associação dos Participantes do Plano B do Agros (Apagros) continua com o seu propósito de cobrar do Agros-Instituto UFV de Seguridade Social, mais transparência e publicidade de informações da entidade.
Em ofícios encaminhados no fim do mês passado aos Conselhos Fiscal e Deliberativo do Agros, o presidente da Apagros, Adriel Rodrigues de Oliveira, solicitou informações sobre os investimentos que o instituto vem fazendo no Hospital Life Center, em Belo Horizonte.
Segundo o presidente, a resposta do Agros foi simplesmente de que os valores dos investimentos estavam desatualizados e, por esse motivo, a entidade voltou a cobrar as informações e ainda solicitou cópias das dez últimas atas de reuniões do Conselho Fiscal do instituto e ser informada porque que elas não são colocadas à disposição dos associados no site do Agros.

Viçosa Shopping
A Apagros requereu também informações sobre a pessoa responsável pela administração do condomínio do Viçosa Shopping. Ela quer o nome do administrador e quanto é pago pelos seus serviços. Sobre os Comitês de Investimentos e de Controle Interno do Agros, a Apagros quer cópias das últimas seis atas das reuniões realizadas. Requereu cópias também do último acordo coletivo firmado entre o Agros e seus funcionários com o Sindicato dos Securitários do Estado de Minas Gerais.
Ainda de acordo com a Associação dos Participantes do Plano B Agros, se as respostas não forem encaminhadas com os devidos esclarecimentos, o caminho será recorrer, de novo, ao Poder Judiciário para a obtenção das informações pleiteadas. De acordo com o guia da Previc Melhores Práticas em Fundos de Pensão “A Diretoria Executiva deve exercer suas atribuições em conformidade com a política de administração traçada pelo Conselho Deliberativo. A comunicação a conselheiros, patrocinadores, instituidores, participantes e assistidos está entre as suas principais atribuições, destacando-se que as informações devem ser prestadas de forma regular e imediata. A transparência da gestão agrega valor ao trabalho realizado e tem impacto positivo nos resultados dos planos de benefícios”.
Essa comunicação constante com os participantes e uma efetiva transparência tem sido buscada pela Apagros.