Agentes da Saúde visitam casas para prevenção da Dengue
A medida busca identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti

Agentes de Endemias, vinculados do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Prefeitura de Viçosa, estão visitando casas para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue e, também, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses.
As visitas têm o objetivo de eliminar os principais focos e de orientar os moradores de como proceder para evitar a proliferação do inseto. Isso porque, há residências que podem acumular água parada em caixas d’água, pneus, garrafas, plantas e outros, propiciando a disseminação do mosquito e, consequentemente, das doenças.
Por isso, a Prefeitura de Viçosa informou que denúncias de lotes sujos (matagal ou depósito de entulhos) ou de objetos que acumulem água devem ser feitas na Ouvidoria da Saúde, que possui o telefone 3874-8388.
Como controlar
Além disso, foram divulgados alguns cuidados básicos que podem contribuir para evitar a proliferação do mosquito, entre eles, promover limpeza de lotes, calhas, ralos, canaletas, bandejas de ar condicionado e geladeiras, pratos de vasos de plantas, caixas d’água, piscinas e outros reservatórios de água.
Outras medidas também são essenciais, como guardar pneus em locais cobertos; guardar baldes e garrafas com a boca virada para baixo; esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos; guardar ou jogar no lixo os objetos que podem acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos, casca de ovos e outros.
Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de agente de saúde para aplicação do larvicida.
Comentários (0)
Comentários do Facebook