30ª Mostra Diversidade em Dança começa hoje

30ª Mostra Diversidade em Dança começa hoje

A 30ª Mostra de Diversidade em Dança, reunindo mais de 500 artistas para celebrar a arte e a dança, acontece neste final de semana, de 28 a 30 de junho (sexta-feira a domingo), no Espaço Fernando Sabino, na UFV (Universidade Federal de Viçosa), quando Viçosa vai ser palco do maior e mais tradicional encontro de bailarinos profissionais e amadores da região. 

As sessões gratuitas acontecerão todos os dias e os ingressos deverão ser retirados no Núcleo de Arte e Dança (rua Alexis Dorofeef, 50, centro), ou com os bailarinos participantes. 

Hoje, sexta-feira (28), a partir das 19 horas, haverá apresentações de Dança Contemporânea, de Ballet Clássico infantil e juvenil, Passinho e Danças urbanas. No sábado, às 16 e 19 horas, apresentações de Dança Contemporânea, Ballet Clássico infantil, juvenil e adulto, Ballet Neoclássico e Danças Urbanas. Por fim, no domingo, às 17 e 19 horas, apresentações de Ballet Clássico infantil, juvenil e adulto, Danças Urbanas, Passinho e Jazz Funk.

No sábado, 29, o evento começa com apresentação da Cia Jovem de Paraopeba no Hall do Espaço Fernando Sabino, às 16h30.

A expectativa é de que mais de 3 mil pessoas assistam às apresentações gratuitas de Ballet Clássico e Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Urbanas e muito mais. Alunos da Escola Núcleo de Arte e Dança vão mostrar em cena o resultado do trabalho metodológico e artístico desenvolvido no primeiro semestre. O evento marcará a estreia de pequenas bailarinas de 3 anos que iniciaram os estudos na escola nas turmas de baby ballet. Todas as turmas apresentarão coreografias montadas pelos dedicados professores do Núcleo e orientadas pela maitre cubana, Sahyli Presmanes.

O Grupo Êxtase de Danças Clássicas apresentará a remontagem da coreografia Festival das Flores em Genzano. E receberá o bailarino convidado, Helenilson Ferreira. Bailarinas do Grupo também farão solos. O grupo Júnior da escola apresentará a Valsa das Horas. Ambos com ensaios de Lidiane Jacinto.

Além disso, profissionais premiados em festivais nacionais e internacionais de dança de Viçosa, Belo Horizonte, Barbacena e Paraopeba mostrarão ao público a grandiosidade da dança feita em Minas Gerais.

Passos Para um Futuro

Entre os convidados estarão as crianças atendidas pelo projeto sociocultural Passos para um Futuro. Centenas de pequenos bailarinos que fazem aulas nos bairros Nova Viçosa e Bom Jesus, e na sede do Núcleo, no centro, estarão na Mostra.

A coordenadora do projeto, Kátia Vitalino ressalta que a participação no evento é uma oportunidade única para que os alunos interajam com outros bailarinos e se motivem. “Eles ficam motivados e emocionados. As famílias apoiam e incentivam, e tudo isso é muito importante para nós”.

Compromisso com a arte e a cultura

Patrícia Lima, que divide a direção Geral e artística da Mostra com Lidiane Jacinto, destaca que há três décadas o evento promove o intercâmbio entre artistas e o acesso gratuito a espetáculos de dança, fomentando a cultura e contribuindo para o fomento à cultura e difusão da arte de forma gratuita.

O evento acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio de CORI-MG e Metalsider. Apoio de Amantino, Jornal Folha da Mata e Secretaria de Cultura - PMV , em uma promoção PEC - DAC/UFV e realização Núcleo de Arte e Dança, Instituto ASAS e Ministério da Cultura.