Saae pode suspender racionamento na próxima semana

A falta de grandes reservatórios e a diminuição da produção de água fora dos dias chuvosos é o grande problema do abastecimento em Viçosa

Saae pode suspender racionamento na próxima semana
O racionamento na abastecimento de água em Viçosa, em vigor desde o início de outubro, poderá ser suspenso a partir da próxima semana. O diretor do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), engenheiro Edson Bhering, ouvido na tarde de ontem pelo Folha da Mata, adiantou esta informação que poderá ser oficializada na próxima semana. Segundo ele, a direção da autarquia vem analisando o comportamento do fluxo de água da cabeceira que abastece a lagoa de capação, mediante as últimas chuvas, e deverá fazer um balanço da situação à administração municipal ainda neste final de semana, havendo boa possibilidade de que o prefeito Ângelo Chequer decrete o fim do racionamento já na próxima semana.
O racionamento de água em Viçosa teve duas fases distintas, em virtude da prolongada estiagem que atingiu a região. A primeira, decretada em 9 de outubro, interrompeu o abastecimento por um período de 12 horas uma vez por semana em cada região da cidade. Na segunda fase, dado o agravamento do estiagem, o racionamento foi ampliado para 24 horas em dois dias da semana, que perdura até hoje.
Se a previsão do tempo não determinar o contrário, a partir da semana que vem o fornecimento de água tratada poderá ser normalizado. Entretanto, adverte o diretor técnico, a situação ainda é de alerta. Ele lembra que tempos normais, eram captados 100 litros/segundo para tratamento na ETA 1 (Pintinhos). Na vazão atual, é de 85 litros/seg. o volume captado. Se o volume de chuvas desse final de ano não for o esperado, o racionamento poderá ser retomado a qualquer momento.