PMV nomeia novo chefe do Detra e anuncia diversas intervenções no trânsito urbano

PMV nomeia novo chefe do Detra e anuncia diversas intervenções no trânsito urbano

O Departamento de Trânsito de Viçosa (Detra) tem novo chefe. Na tarde de ontem, quarta-feira, 17, Pedro Henrique Pinheiro Neves foi apresentado a toda equipe do Detra. Pedro é recém-formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa e já vinha participando de projetos de engenharia de tráfego realizados pelo Departamento de Engenharia Civil em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa.
De acordo com o secretário municipal de governo, Luciano Piovesan, durante a reunião de ontem, também ficaram estabelecidas as próximas metas do Detra. Luciano explicou que desde o início do ano passado, a PMV e UFV vinham trabalhando em um projeto que estudava a alteração de 13 pontos críticos do tráfego de Viçosa. Destes, sete já foram definidos e devem sofrer, em breve, mudanças nas sinalizações horizontal e vertical, alterações nos tempos dos semáforos, além da receberem meios-fios e tachões. São eles: Avenida Santa Rita com a Travessa Purdue; Avenidas Gomes Barbosa com a Avenida Santa Rita; Gomes Barbosa com a Rua Padre Serafim; Rua Dr. Horta com a Avenida Bueno Brandão; Bueno Brandão com a Travessa João Carlos Belo Lisboa; Bueno Brandão com a Bernardes Filho, além do trecho final desta avenida. Também haverá, em breve, a divulgação de edital para a construção de 60 faixas elevadas na cidade, a exemplo do que já foi feito dentro do campus da UFV. Os locais de implantação ainda estão sendo analisados.
Além destes, também ficou definida a instalação dos 20 primeiros pontos de ônibus referentes ao contrato com a Unida. Serão dois pontos em frente ao Viçosa Shopping; dois próximos à Rodoviária; três em frente ao antigo Colégio de Viçosa; dois na avenida Bueno Brandão; três na Praça Mário Del Giudice, dois próximos ao Hospital São Sebastião e um perto da entrada da rua Santana; dois próximos ao Hospital São João Batista, dois em frente à Univiçosa e um na Avenida Joaquim Lopes de Faria.
Será feita, ainda, a reorganização na escala dos agentes de trânsito, para que eles possam ter atuações pontuais em horários de pico dos pontos críticos da cidade.
O novo chefe do departamento também será responsável pela elaboração de outras duas licitações: uma referente à sinalização horizontal das vias recém-asfaltadas e outra de remodelação de toda a sinalização vertical da cidade. Ele tem prazo de 90 dias para a entrega dos editais.
Por fim, Luciano adiantou, em primeira mão, que a PMV vai realizar um edital de concurso público para a contratação de anteprojeto de arquitetura e engenharia para a revitalização urbana de todo o trecho compreendido entre o Novo Silvestre e a Avenida Castello Branco, na entrada da cidade. A Prefeitura definirá todas as ações e a melhor proposta será selecionada por uma comissão formada por representantes dos Departamentos de Engenharia Civil e Arquitetura, Iplam e secretarias de Obras, Trânsito e de Governo. A expectativa é que este projeto seja entregue até o dia 31 de julho deste ano.

 

O novo chefe do Detra (3º da direita para a esquerda) com Luciano Piovesan, Montanha e outros servidores do Detra/PMV