Pedestres desrespeitados
Em abril de 2014, a Avenida Marechal Castello Branco, em Viçosa, recebeu linhas brancas, que foram pintadas ao longo das calçadas das lojas locais. De acordo com Renato Ribeiro, o então chefe do Departamento de Trânsito (Detra), o projeto foi uma iniciativa do secretário municipal de Fazenda à época, Luís Carlos D’Antonino, que, em reunião com o Detra, Polícia Militar e outros órgão competentes, decidiu pela demarcação das faixas com o objetivo de determinar uma área para a circulação de pedestres no local.
Em entrevista ao Folha da Mata, Renato explicou, na época, que não existia passeio nos lotes lindeiros – terreno situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita – e as calçadas eram utilizadas pelas lojas para o estacionamento de veículos. Dessa forma, não havia o espaço mínimo para a circulação dos pedestres. Sendo assim, foi sugerida, então, a delimitação de dois metros para melhorar a mobilidade de quem passa por ali. As faixas foram pintadas pelos próprios comerciantes. Elas possuem 10 cm de espessura e foram demarcadas em branco, a cor utilizada para sinalizações de pedestres.
Apesar da iniciativa, ainda há um grande desrespeito aos pedestres, já que, como é possível ver nas fotos, os carros continuam estacionados sobre as calçadas, impedindo a circulação de quem anda a pé por ali. Com isso, os pedestres acabam se arriscando e tendo que transitar no meio da movimentada avenida, o que aumenta os riscos de atropelamento no local.
Comentários (0)
Comentários do Facebook