Paróquia São João Batista começa novena do Padroeiro na próxima semana

A novena será aberta no dia 15

Paróquia São João Batista começa novena do Padroeiro na próxima semana

A novena preparatória da festa do padroeiro da paróquia São João Batista vai acontecer no período de 15 a 24 de junho. Durante a novena, padres de diversas paróquias da arquidiocese de Mariana presidirão as celebrações e refletirão sobre o tema de cada dia, inspirado no tema geral “Corações ardentes e pés a caminho, combatendo a fome, fazendo comunhão”. 

A novena será aberta no dia 15 a com uma procissão motorizada, às 18 horas, com a imagem do padroeiro saindo da capela Santa Terezinha, no bairro Vale do Sol, percorrendo os demais bairros que compõem a paróquia. “Esta procissão encerra a visita da imagem de São João Batista às comunidades da paróquia, iniciada no dia 31 de maio. Além disso, ela quer ser também uma convocação de todos os paroquianos para a novena e a festa”, esclarece o pároco padre Geraldo Martins Dias.

A programação da novena consta de oração da manhã, todos os dias, às 7 horas, na igreja São João Batista. “Esta é uma experiência que nasceu durante a pandemia e que agradou e o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) julgou interessante conservar”, observou o pároco. À noite, sempre às 19 horas, é celebrada a missa com a oração da novena. “Há, ainda, outras duas celebrações muito importantes. A missa com a Unção dos Enfermos para pessoas idosas e enfermas, na sexta-feira, dia 16, e a missa com as crianças, no sábado, dia 17, às 15 horas”, ressalta padre Geraldo. 

A festa tem seu ponto alto no sábado, 24 de junho, dia de São João Batista, com procissão às 18 horas, saindo da Escola Estadual Padre Álvaro, na rua Municipal, no bairro Nova Era, onde a paróquia começou. A procissão segue para a igreja São João Batista onde haverá a missa de encerramento das festividades. 

“Procuramos unir, no tema geral de nossa festa, três realidades que têm marcado a vida de nossa Igreja como são o Ano Vocacional, a Campanha da Fraternidade e o Sínodo sobre a Sinodalidade”, explica o pároco. “Considero a novena e a festa uma oportunidade excepcional para ajudar a comunidade a crescer na fé e no compromisso com a construção de uma sociedade nova, justa e fraterna”, completou.

Todas as noites, durante a novena, haverá muitas atrações na Noite Cultural com apresentações de artistas locais e barraquinhas que servirão comidas típicas. Para resguardar as pessoas do frio, são montadas tendas em toda a extensão do pátio da igreja onde é realizada a parte social da festa.

Confira abaixo a programação completa: