Colgate descontinua pasta de dente após relatos de reações adversas

A Anvisa chegou a suspender a venda do produto

Colgate descontinua pasta de dente após relatos de reações adversas
Divulgação/Colgate

Após interdição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e repercussão negativa do produto, a Colgate-Palmolive Brasil decidiu descontinuar o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint.

Em nota, a empresa informou que o creme dental, cuja distribuição para as lojas foi interrompida no final de março, não apresenta problemas de qualidade. “A decisão é incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à Anvisa, tendo por objeto os níveis de aromatizante do produto”.

Vale lembrar que, na resolução de suspensão da Anvisa, foi destacado que uma das causas das reações adversas é a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula. A substância tem gerado sintomas como lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação gengival e edema labial em diversos consumidores.

A Colgate ressaltou, em comunicado, que caso o consumidor perceba "qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista”, citando os seguintes canais de atendimento do site (AQUI) ou no WhatsApp (11) 972768642