Viçosa: Câmara realiza audiência pública para discutir obras de emergência

A situação das obras emergenciais no município tem sido um assunto recorrente na câmara

Viçosa: Câmara realiza audiência pública para discutir obras de emergência

Uma audiência pública na Câmara de Viçosa, marcada para às 18h, da próxima segunda-feira, 27, vai discutir o cronograma e o planejamento da execução das obras de emergência em Viçosa. A reunião será transmitida ao vivo pelas mídias sociais da câmara. 

A situação das obras emergenciais no município tem sido um assunto recorrente na câmara. Na última reunião ordinária de 2022, no dia 20 de dezembro, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), apresentou uma representação enviada ao Ministério Público solicitando a intervenção daquele órgão, no que se refere a necessidade da realização de obras em locais com alto risco, em face da omissão do Poder Público Municipal. 

Para dar amparo à representação, o vereador anexou cópia de relatório da Defesa Civil do Município, contendo todos os locais, no período de janeiro de 2021 até dezembro de 2022, com risco iminente de desabamento, queda ou deslizamento, como taludes e árvores em risco, diversas vias e escadas públicas com risco de queda, locais com enchente, falta de sistema de drenagem, bem como locais com sistema de drenagem decompondo, muros e pontes com risco de desabar, “que podem acarretar sinistros incalculáveis, inclusive com mortes”, pontuou Tistu. 

Dentre os vários locais e problemas apresentados pelo vereador constam: ponte da Medina Floresta, bairro Santo Antônio, com trincas e rachaduras; Benevenuto Saraiva/ Nova Era, queda de parte da rua e trincamento na calçada; avenida Maria de Paula Santana/ Silvestre, queda de parte do asfalto próximo ao trevo; e uma cratera na linha-férrea do bairro São José (Laranjal) (entre o Bahamas Mix e o Abatedouro Pif Paf), onde uma ponte desabou em 2012 e ainda não foi reconstruída.

 

Tema voltou a ser discutido na primeira reunião do ano na Câmara

Na primeira reunião ordinária de 2023, no dia 7 de fevereiro, além de Tistu, que voltou a falar sobre as obras emergenciais, a vereadora Jamille Gomes (PT) fez coro ao colega sobre essa situação, em especial para a Rua Bernardes Filho e Rua Silva Pontes. “A Bernardes Filho em um dia tem seus bloquetes arrumados, e no outro, após a primeira chuva, já estão todos fora de lugar. O mesmo com a Rua Silva Pontes, que no primeiro vento já está toda esburacada novamente. Qual a qualidade desse serviço e desse material?”, questionou. 

Ainda dentro do tema, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), disse que estava acompanhando a obra da Rua Marli Azevedo juntamente com a do Bairro Romão dos Reis, feitas pela mesma empresa.